Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Secretaria da Agricultura busca recursos para viabilizar Programa SC Rural 2


Por GCD Publicado 01/02/2024 às 11h35
Secretaria da Agricultura busca recursos para viabilizar Programa SC Rural 2
Foto: Will Nieckarz

Está em estágio avançado de avaliação o Programa SC Rural 2, que visa impulsionar a sustentabilidade por meio de ações ambientais, aumentar a competitividade dos sistemas de produção e ampliar o acesso à inovação tecnológica. Para implementar o programa, a meta é obter recursos externos junto ao Banco Mundial no montante de US$ 120 milhões, visando que a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária possa expandir o suporte aos agricultores e à infraestrutura nas áreas rurais.

A proposta já recebeu a avaliação positiva do governo estadual, que indicou uma contrapartida de US$ 30 milhões. Assim, após os ajustes necessários, a proposta seguirá para análise da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), que emitirá uma decisão sobre a viabilidade de acessar os recursos externos.

O Programa SC Rural 2 dará continuidade aos programas já implementados, como Microbacias 1, Microbacias 2 e SC Rural 1. “O Programa apresenta soluções com base nas reais necessidades dos nossos produtores. Portanto, é um esforço conjunto para obtermos recursos e proporcionarmos mais infraestrutura, inovação e inclusão social ao nosso meio rural”, destaca o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto. O programa conta com parcerias e apoio institucional da Epagri, Cidasc, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Além disso, da Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e Secretaria de Estado do Planejamento.

Programa será executado por ações estratégicas

O Programa SC Rural 2 será executado por meio de ações estratégicas ao longo de seis anos. Na área do meio ambiente, principalmente, os objetivos incluem o fortalecimento dos recursos hídricos, a adoção de sistemas de produção com baixo impacto ambiental. E também, a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a regularização ambiental. No campo do empreendedorismo e inovação, o propósito é promover a pesquisa agropecuária e estimular empreendimentos nas áreas rurais. Quanto à infraestrutura rural e gestão pública, o objetivo é expandir a cobertura de internet e a oferta de serviços digitais. Além disso, melhorar a energia elétrica, recuperar e aprimorar as estradas rurais. Por fim, o programa também preconiza a redução das desigualdades e a promoção da inclusão social.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store