Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de maio de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

SAMU alerta para engasgamento após jovem morrer na SC-350 em Taió

O trabalhador estava comendo a marmita quando se engasgou com a carne, na SC-350, em Vargem I


Por GCD Publicado 25/04/2024 às 18h25
imagem de uma ambulância na estrada
Foto: Reprodução Redes Sociais

SAMU alerta para engasgamento após jovem morrer na SC-350, em Taió. Cláudio Pimenta Júnior, de 23 anos, morreu após se engasgar com um pedaço de carne, enquanto comia a sua marmita às margens da SC-350. O incidente aconteceu por volta das 17h10, quando o funcionário de uma empresa terceirizada, que atuava na recuperação da rodovia, se engasgou, começou a tossir e bateu a cabeça no asfalto.

O coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Osni Oswaldo Júnior, conta que a equipe levou cerca de 10 minutos para chegar ao local, porém o jovem já estava sem vida. “A equipe médica do posto de saúde do Passo Manso, já estava em atendimento a ele aonde o médico já constatou o óbito. Relatos de funcionários que estavam com ele, falaram que estava jantando uma marmita e que nesse momento ele se engasgou e caiu batendo a cabeça. Foi um corte de aproximadamente três cm na lateral da cabeça, não teria sido o motivo do óbito dele. Porque, os funcionários estavam segurando ele, ou era uma convulsão, ou ele estava se debatendo pelo engasgamento”, relata.

SAMU alerta para engasgamento

Para que uma tragédia como essa seja evitada, Osni orienta como a pessoa deve agir em caso de engasgo por corpo estranho até a chegada da equipe médica. “São casos que fogem do nosso controle, porque, no engasgamento, a gente não tem muito tempo. Então, a manobra de heimlich, ela consiste em abraçar a pessoa por trás. Posicionar sua mão direita ou esquerda de forma fechada pouco abaixo do osso externo, mais ou menos falando na boca do estômago. Assim, abraçá-lo e fazer fortes compressões”, explica.

Já naquelas situações em que a pessoa esteja sozinha em casa. Em uma viagem ou até mesmo no ambiente de trabalho, o ideal é utilizar uma cadeira com encosto para desobstruir o alimento. “Encosta sua barriga no encosto da cadeira e joga todo o peso do seu corpo por cima dele. Onde se debruce por cima dessa cadeira, fazendo com que o encosto da cadeira faça compressão ali na sua barriga”, fala.

Manobra para o desengasgo de crianças

Atendimentos com crianças, que se engasgam com o leite materno, também acontecem com frequência na região e merecem atenção. Osni explica que, os atendentes do SAMU e dos Bombeiros também são treinados para orientar os pais através do telefone. O coordenador detalha o que deve ser feito caso o filho se engasgue com o leite materno ou até mesmo com algum objeto estranho. “Pegar o bebê, botá-lo com o seu peito na palma da mão, ajoelhar para ficar numa posição mais confortável e não deixar o bebê cair. Abrir com o seu dedo indicador a boca da criança, virar de cabeça para baixo e dar leves tapas nas costas dele, com a mão um pouco aberta. Assim, impulsionando o alimento para fora da garganta”, finaliza.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store