Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (1)

Bombeiros em formação salvam bebê


Por GCD Publicado 14/09/2023 às 15h59
Bombeiros em formação salvam bebê
Foto: Divulgação

Bombeiros em formação, em Rio do Sul, salvam bebê engasgado com leite materno. 30 alunos participam do curso de formação de praças oferecido pelo 15º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rio do Sul. O quartel foi adaptado para que, no período de nove meses, os participantes concluam a capacitação.

O Sargento Gilvano Kantovich, destaca que, recentemente, nesta fase de instrução, alunos em formação, auxiliaram no salvamento de um bebê engasgado com leite materno. “O aluno que estav na frente fazendo o serviço de sentinela, deu o primeiro atendimento e com o sucesso. Assim, ele conseguiu fazer a desobstrução das vias, da  criança que tinha se engasgado com leite materno”, ressalta.

De acordo com Sargento existem muitos bombeiros em formação capacitados para dar orientações e instruções. “O quartel se transforma num quartel escola. Algumas atividades, instruções, eles vão sair, vão se deslocar para outras cidades. O salvamento aquático, eles fazem em Itajaí. Além disso, o combate incêndio, uma parte prática, eles também fazem fora, em Laguna. E a busca terrestre em Curitibanos, além do deslizamento em Blumenau”, relata. 

A previsão de entrega do fardamento é em dezembro. “Tem um critério de número de disciplinas, APH, combate incêndio, resgate veicular e salvamento aquático. Então, até dezembro eles já vão ter realizado todas elas, já vão estar aptos a fazer os atendimentos”, conta.

Orientações em casos como este

O Corpo de Bombeiros orienta que, em caso de obstrução das vias aéreas por engasgamento, tanto em bebês como em crianças ou adultos, é recomendado ligar para o 193. Onde o atendente vai prestar orientações feitas na vítima, até a chegada da equipe de plantão. Em casos de engasgamento, principalmente se a obstrução comprometer totalmente a respiração, cada segundo é crucial.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store