Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de maio de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Contrato para dragagem do rio Itajaí-Açu será assinado em maio

O Consórcio Rio do Sul que executará a obra é formado pelas empresas DP Barros Pavimentação e Construção Serviços LTDA e FFL Sinalização e Serviços LTDA.


Por GCD Publicado 22/04/2024 às 16h23
imagem de um rio
Foto: Redação GCD

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para assinatura do contrato das obras para dragagem do rio Itajaí-Açu. A limpeza dos rios no Alto Vale é uma medida para reduzir os impactos das enchentes na região. Um evento para marcar a assinatura do contrato da obra está programado para o dia 11 de maio, em Rio do Sul.

O Secretário de Defesa Civil, Fabiano de Souza, detalha que um consórcio de empresas venceu a licitação. “Para o desassoreamento dos rios e limpeza das margens de oito quilômetros e 200 metros, tendo como referência o centro urbano da cidade de Rio do Sul. Além disso, quatro quilômetros e meio, a jusante do encontro dos rios, três quilômetros a partir do encontro dos rios em direção ao Rio Itajaí do Oeste e 700 metros em direção ao Rio Itajaí do Sul. Quem venceu foi o Consórcio Rio do Sul, formado pelas empresas DP Barros Pavimentação e Construção Serviços LTDA e FFL Sinalização e Serviços LTDA. A empresa vencedora tem o prazo referencial de 180 dias contados da emissão da ordem de serviço. Isso porque como é uma contratação em caráter emergencial, seguindo a legislação, ela tem prazo certo para execução dos serviços”, explica.

A dragagem do rio Itajaí-Açu é a primeira medida do plano diretor

Conforme o secretário, o plano diretor, baseado em estudos para mitigação das inundações do Vale do Itajaí, abrange 26 obras. Essa é a primeira medida em caráter emergencial. “Essa é a primeira, em breve a gente deve ter os anúncios da construção das barragens de Mirim Doce e de Petrolândia. Além disso, ainda na sequência, a continuidade das obras de desassoreamento, envolvendo toda a parte de licenciamento ambiental e o prolongamento da dragagem, do desassoreamento em outras partes do Alto Vale do Itajaí”, ressalta.

Por fim, vale ressaltar que o Governo do Estado alterou o valor do contrato. A proposta inicial era de R$ 36 milhões e passou para cerca de R$ 16 milhões. A dragagem tem como objetivo aumentar a capacidade de escoamento do rio, diminuindo o risco de transbordamentos e inundações. 

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store