Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de maio de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Carreata Silenciosa e Passeio Ciclístico acontecem neste sábado 


Por GCD Publicado 20/04/2024 às 08h42
imagem do banner da Carreata Silenciosa e Passeio Ciclístico
Foto: Comunidade Autista de Ituporanga

Para promover a inclusão social, criação de espaços e atividades que incentivem o desenvolvimento de habilidades, pais de autistas se reuniram e criaram, no dia 5 de março, a Comunidade Autista de Ituporanga. Formada por pais de autistas, a associação realiza neste sábado,20, seu primeiro evento, 1ª Carreata Silenciosa e Passeio Ciclístico em homenagem ao Abril Azul.

O presidente da associação, Gilmar da Silveira, explica como surgiu a iniciativa. “Vimos a necessidade de que os pais precisam de um auxílio e que não está tendo. Então, muito, reclamando que não tinha como ajudar seus filhos, os pais na maioria eles mandam para o filho para a escola e eles não conseguem cuidar em casa. Reunimos 12 pais e convidamos eles para abrirem uma associação de pais autista em Ituporanga”, conta.

Primeiras ações da Comunidade Autista

Gilmar destaca que a primeira ação a ser realizada é uma palestra com os pais e posteriormente sessões de terapias em grupos. “É tudo de graça, não tem custo para os pais. Assim, vamos começar fazendo uma palestra para os pais, para eles saberem lidar com os seus filhos em casa também. Porque,  a escola faz a parte dela, você leva um filho quatro horas na escola, às vezes leva mais duas horas, quem tem condições, em uma terapia e às horas que fica em casa. Muitos pais simplesmente coloca o filho na frente de uma TV e não dão um auxílio que ele precisa. Depois que tivermos todo o cadastro das crianças, vamos começar a fazer essas terapias em grupo,  tanto para os pais como para as crianças”, explica.  

A comunidade atende apenas famílias de Ituporanga, o presidente destaca a importância do cadastro para conhecer as crianças e saber das necessidades de cada uma. “Com o cadastro vamos saber o grau de autismo de cada criança, a necessidade. Então, a gente vai fazer trabalho e depois nós vamos fazer a parte social, ajudar os pais mais necessitados com o tempo e mais uma associação, ela só tem direito de dinheiro Governo federal após dois anos. Nesses primeiros dois anos nós vamos ter que andar aquelas próprias pernas, com o auxílio dos pais, pedindo para o comércio, empresário, fazendo uma rifa, pedágio”, fala.

Informações sobre a Carreata Silenciosa e Passeio Ciclístico

A saída está programada para as 9h30 no Parque da Cidade, passando pelo centro e encerrando no Seminário Francisco de Assis. Gilmar destaca que a carreata silenciosa é devido à sensibilidade auditiva que muitos autistas apresentam. “Como são autistas, não vai ter buzina, somente balões. Vamos até o Seminário São Francisco de Assis, onde os pais vão fazer um piquenique com as crianças. Então, essa é a nossa primeira ação, para as pessoas conhecerem a nossa comunidade autista e saberem que a gente tem o objetivo do nosso filho ter condições de ser igual às outras pessoas. Muitas pessoas não conhecem o autista”, finaliza.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store