Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Hemosc inicia a produção de colírio feito do sangue do próprio paciente


Por GCD Publicado 23/04/2024 às 15h51
imagem de pacientes do Hemosc
Foto: Secretaria de Estado da Saúde

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), ligado à Secretaria de Estado da Saúde, deu início à produção do Colírio de Soro Autólogo, feito a partir do sangue do próprio paciente. A iniciativa é destinada a pacientes com doenças oculares graves. Os primeiros frascos do medicamento foram entregues a Thierry Gustavo da Maia, de 19 anos, natural de Araquari. Diagnosticaram Thierry, o mais novo entre nove irmãos, com a síndrome de Stevens-Johnson aos três anos de idade, o que resultou em danos oculares significativos. Agora, ele está entre os primeiros beneficiados com o novo tratamento. De acordo com Sara Amaral de Oliveira, mãe de Thierry, com o acompanhamento, o jovem terá melhor qualidade de vida, possibilitando a realização de alguns projetos, como conclusão do ensino médio.

O diretor médico do Hemosc, Guilherme Genovez, indica o colírio feito com sangue do próprio paciente, para uma variedade de condições oculares, incluindo a síndrome de Stevens-Johnson, síndrome de Sjögren, além disso, olho seco severo, entre outras patologias oculares graves.

Realizou-se a coleta do sangue do paciente para a produção do colírio no início de abril. Ela seguiu rigorosos padrões de qualidade e esterilidade estabelecidos pela Vigilância Sanitária. Assim, o processo resulta na produção de cerca de quatro frascos de colírio a partir de oito tubos de 10 ml de sangue total.

Medicamento é de uso do próprio paciente

O medicamento será disponibilizado exclusivamente para uso do próprio paciente. Médicos prescrevem e destinam aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado de Santa Catarina. Portanto, oftalmologistas devem encaminhar os pacientes para agendamento, via Sistema de Regulação (SISREG), sujeito à disponibilidade.

Por fim, para a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, a produção do Colírio de Soro Autólogo representa um avanço significativo para a instituição.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store