Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Conheça as novas aeronaves da Secretaria de Saúde de Santa Catarina

As novas aeronaves vão atender todo o estado de Santa Catarina.


Por GCD Publicado 20/04/2024 às 18h11
imagem dos bombeiros embarcando no aviao
Foto: Robson Valverde SES

O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA/CBMSC), e o SAMU Aeromédico (SES/SAMU), passam a contar com duas novas aeronaves em sua frota. As novas aeronaves “Caravan” são  conhecidas em todo o mundo, sendo utilizadas por inúmeras empresas e corporações para a realização das mais diversas missões. Além da flexibilidade e utilidade robusta, serão  incorporadas às atividades aeromédicas, ampliando a prestação do serviço no estado.

Capacidade das aeronaves

De acordo com a secretária de saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, anteriormente, o estado contava com apenas uma aeronave que por muitas vezes, tinha que se deslocar de Florianópolis, para atender as ocorrências em todo o território catarinense. Além disso, a secretaria destaca a capacidade das aeronaves.  “Agora nós ficamos com duas aeronaves, em substituição aquela anterior que nós tínhamos contratado. As novas aeronaves, comportam uma maca de paciente ao mesmo comporta também incubadoras, quando porventura forem recém-nascidos que precisavam ter transferidos”, conta.  

A secretária explica que os aviões receberam a nomenclatura “Arcanjo-04 e Arcanjo-06”, nome dado às aeronaves do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Quanto aos novos aviões, locados pelo estado, um deles será mantido e operacionalizado na cidade de Florianópolis, enquanto o outro, ficará na nova base do Batalhão de Operações Aéreas em Joaçaba. “Uma fica baseada no batalhão do Corpo de Bombeiro no aeroporto em Joaçaba, assim como a outra fica baseada no aeroporto em Florianópolis”, explica.

Carmen Zanotto detalha que as novas aeronaves vão atender todo o estado de Santa Catarina, na necessidade de transporte aeromédico, para pacientes inter-hospitalares. Além do mais, o estado conta com uma estrutura completa para realizar esse tipo de atendimento. “Elas passam a atender todo o estado para os pacientes que têm necessidade de remoção aérea. Porque, nós temos as ambulâncias inter-hospitalares, que é quando você precisa remanejar um paciente de um hospital para o outro com suporte e atendimento médico avançado, porque tem o médico e enfermeiro dentro das ambulâncias”, ressalta.

Secretária tem apoio de outras aeronaves

Além dos novos aviões, Santa Catarina conta com os helicópteros Arcanjos do Corpo de Bombeiros, além das aeronaves das Polícias Civil e Militar, que auxiliam em casos de situações de socorro.  “Nós temos o Arcanjo do Corpo de Bombeiro, além disso, helicópteros também da Polícia Militar e o helicópteros da Polícia Civil. Portanto elas fazem multiplicas ações entre elas também o socorro e o atendimento nas nossas regiões”, finaliza.

Primeiros atendimentos das novas aeronaves 

Na segunda-feira, 15, os novos aviões da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciaram suas operações, e além disso, as duas aeronaves realizaram, de forma simultânea, seus primeiros transportes. O Arcanjo 04, sediado em Joaçaba, e operado pelo serviço aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi responsável por transportar uma criança de oito meses, com queimaduras em 30% do corpo, de Xanxerê para o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

A aeronave Arcanjo-06, baseada em Florianópolis, conduziu o segundo transporte. Assim, transferiu-se uma criança de seis anos, diagnosticada com um quadro infeccioso na região da faringe, de Xanxerê para Joinville, com o objetivo de receber tratamento adequado

Por fim, na região do Alto Vale, uma gestante de alto risco foi transferida  de Araranguá para Rio do Sul de avião. Pousando no Aeroporto Regional Alto Vale Helmuth Baungarten, em Lontras.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store