Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Dupla entre bombeiro e cão de Rio do Sul é certificada na capital


Por GCD Publicado 16/04/2024 às 17h20
Dupla entre bombeiro e cão de Rio do Sul são certificados na capital
Foto: Corpo de Bombeiros

Na semana passada, aconteceu em Florianópolis a Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Rio do Sul foi representado pelo binômio (dupla entre bombeiro e cão) o Sargento Marcos Vieira e a cadela Luna.

Conforme o Sargento a certificação permite comprovar que a dupla trabalha em harmonia. “A certificação é uma prova, um conjunto de exercícios que o cão e o condutor devem passar e apresentar um desempenho mínimo. Ela serve para comprovar que aquela dupla, tem condições de exercer com segurança, tranquilidade e com assertividade o trabalho, que é justamente é procurar localizar e resgatar pessoas perdidas ou desaparecidas”, explica.

A certificação na capital catarinense tinha como foco principal a autorização da equipe a trabalhar na busca de pessoas em óbito, como menciona Vieira. “Engloba vítimas de deslizamento, de desaparecimento em mata com indicação de que eles estão em óbito, vítimas afogadas também. Então, a função dos cães nesses casos é realmente fundamental, porque a equipe trabalha não necessariamente para encontrar alguém, mas principalmente, para descartar uma área de busca”, ressalta.

O Sargento lembra ainda que nas regiões do Alto Vale, Serra, Planalto, Oeste e Extremo Oeste existem dois binômios certificados. “Da 3ª região do Bombeiro Militar, que os batalhões da Serra, do Planalto, Oeste e Extremo Oeste, nós temos dois binômios certificados. Aqui em Rio do Sul com eu e a Luna e no extremo Oeste, em Xanxerê, temos o soldado Felipe e a cadela Magi. Assim, somos os responsáveis por responder as ações de busca e resgate, com cães, por pessoas nessas regiões”, revela.

A cadela Luna


Luna é uma fêmea da raça Pastor-belga-malinois e tem dois anos e dois meses. Em Rio do Sul, o animal possui atendimento em clínica veterinária particular, realiza as consultas de rotina, recebe vacinas e atendimento para tratar ferimentos e doenças.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store