Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Taió aguarda andamento de projeto para construção de 50 casas populares


Por GCD Publicado 20/12/2023 às 17h16
Construção de casas populares é aprovada pela Câmara de Taió
Foto: MDR

O município de Taió foi bastante afetado pelas cheias de outubro e novembro. Com muitos estragos contabilizados, incluindo moradias, o executivo municipal conseguiu a aprovação do projeto de lei, que destina um terreno para a construção casas populares. A proposta foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Conforme o prefeito, Horst Alexandre Purnhagen, estima-se um prejuízo de R$200 milhões causados pelas cheias. As propostas para a viabilidade de recursos para a reconstrução do município foram cadastradas junto ao Governo Federal, sendo que algumas das emendas já estão no caixa da Prefeitura para o andamento dos trabalhos. “Estamos aplicando recursos que já temos em caixa na parte de limpeza, principalmente lavar todas as estruturas, começar a pintar a escola, posto de saúde. Em breve, vamos reformar a parte inferior da prefeitura. Além disso, já atuamos na recuperação do interior do município com a parte de cascalhamento, reconstrução de cabeceira de ponte, desentupimento de bueiros. Portanto, esse é o nosso trabalho mais árduo agora, a reconstrução do nosso interior que foi bastante danificado”, conta.

Construção de casas populares

Outra prioridade do Executivo, é a construção de 50 moradias sociais. A Câmara de Vereadores de Taió, inclusive, aprovou o projeto de lei que autoriza o Município a alienar o terreno para o empreendimento habitacional, vinculado a programas sociais do governo Federal e Estadual. O projeto foi aprovado por unanimidade na última sessão do ano.

O prefeito Horst, conta que o pedido para a construção das moradias sociais também foi cadastrado em Brasília e agora, aguarda os trâmites legais. “Já temos o terreno destinado para isso, através da Câmara de Vereadores, ele está nas mãos da Caixa Econômica Federal para poder receber essas 50 casas. Portanto, são para pessoas que tiveram suas casas danificadas e viviam em área de risco. Essas pessoas foram e estão sendo removidas desses locais. A gente espera que o governo federal possa nos contemplar, não é uma coisa garantida ainda, mas o pedido está feito”, explica.

Conforme a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Taió, o imóvel alienado é de propriedade do Município e possui cerca de 38.000 m². O terreno está localizado na rua Prefeito August Hinrich Purnhagen, no bairro Victor Konder e será de uso exclusivo para a construção de moradias populares, que são financiadas com recursos dos programas habitacionais da União e do Estado. A destinação será exclusiva para as famílias cadastradas na Secretaria de Planejamento, Habitação, Turismo, Indústria e Comércio. A alienação será revogada caso a construção do imóvel não seja realizada no período de até 24 meses. 

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store