Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Secretário da Defesa Civil afirma que quer mudar a realidade do Alto Vale


Por GCD Publicado 18/01/2024 às 18h40
Secretário da Defesa Civil afirma que quer mudar a realidade do Alto Vale
Foto: Roberto Zacarias-Secom

No dia 10 de janeiro o governo de Santa Catarina deu posse ao novo secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel BM Fabiano de Souza

Em entrevista exclusiva para o Grupo de Comunicação Difusora, o novo secretário relembra que conhece bem a região do Alto Vale, onde já atuou em diversos momentos de sua carreira. “Eu tenho uma história com a Defesa Civil de Santa Catarina e com a região do Vale do Itajaí. Durante a minha carreira, inicialmente na Polícia Militar de Santa Catarina e posteriormente no Corpo de Bombeiros, eu atuei, boa parte dela, no Vale do Itajaí. Inicialmente em Blumenau, depois em Rio do Sul, tanto na Polícia Militar quanto no Corpo de Bombeiros Militar. Comandando, inclusive, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Rio do Sul. Posteriormente, eu trabalhei na, então, Secretaria de Estado da Defesa Civil, à época não era Proteção e Defesa Civil”, conta.

De acordo com o Secretário da Defesa Civil na época que trabalhou na Defesa Civil passou por diversas áreas. “Durante sete anos e alguns meses, passei por todas as áreas da secretaria. Tanto de prevenção quanto de resposta, posteriormente como secretário adjunto, eu atuei de perto, novamente, em inúmeros eventos no Vale do Itajaí. Inclusive, em 2013, eu desloquei e o meu trabalho foi executado de Rio do Sul. Então, por essa razão, agora, nas chuvas de outubro e novembro, eu vi, acompanhei toda a angústia da população da região do Alto Vale, de novo. Vi também o governador tendo uma preocupação de promover ações consistentes e resolutivas para minimizar esse problema”, relata.

União para buscar soluções

O Coronel explica que conversou com o Governador Jorginho Mello antes de aceitar assumir a pasta. Fabiano afirma que é necessário a união de todos para buscar soluções que consigam mudar a realidade do Alto Vale. “Tudo isso culminou com, no último dia 27 de dezembro, uma conversa com o governador, onde ele me designou para essa missão. O que não faltará será empenho, dedicação, amor pelo trabalho na proteção da população do Vale do Itajaí. O Governador Jorginho Melo nos deu muita liberdade para atuar, tanto na estruturação da proteção e defesa civil quanto nas ações, nos deu as diretrizes e as prioridades de governo. Passou a ser uma prioridade do governo, mudar a realidade do Vale do Itajaí na mitigação de cheias”, revela.

Ele enfatiza que todas as regiões do estado vão receber trabalhos da Defesa Civil. “O que a gente mais precisa é o apoio de toda a população e poderes constituídos. Portanto, todos engajados no mesmo propósito, despindo de qualquer bandeira política que não leva nada a lugar nenhum. A proteção da população é o que mais importa e a secretaria vai estar de portas abertas sempre para atender todos. Porque para o bem de todos, a gente precisa unir esforços”.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store