Homem é preso por maus-tratos a cães em Ibirama
Animais estavam desnutridos, sem água e mantidos em ambiente insalubre

Um homem suspeito de maus-tratos contra cães foi preso no final da tarde de quarta-feira (11), em Ibirama. A ocorrência aconteceu no bairro Dalbérgia após denúncia de vizinhos sobre a situação de três cães.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Então, no local, os policiais encontraram três cachorros em condições precárias. Um deles sequer conseguia ficar em pé. Os animais estavam com coleiras curtas, visivelmente desnutridos e sem acesso à água ou alimento. O ambiente também apresentava sinais de abandono e sujeira.
A Polícia Civil e a Polícia Militar atuaram na ocorrência. As autoridades encaminharam um dos animais, em estado mais grave, a uma clínica veterinária. Os outros dois foram entregues aos familiares do suspeito, mediante termo de responsabilidade. Posteriormente, os cães serão destinados à adoção responsável.
A equipe conduziu o homem até a Delegacia Regional de Rio do Sul, onde a autoridade policial confirmou a prisão em flagrante. Após os trâmites legais, os agentes encaminharam o homem ao Presídio Regional da cidade.
Conforme a legislação brasileira, a pena para maus-tratos contra animais domésticos varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa.
LEIA TAMBÉM
Bombeiros resgatam dois cães de bueiro em Ituporanga
O Corpo de Bombeiros resgatou dois cães que estavam presos em um bueiro no bairro Vila Nova, em Ituporanga, na tarde de quarta-feira (12). O chamado aconteceu por volta das 16h20, na altura da SC-350, nas proximidades da loja Daniel Eletro.
Inicialmente, a equipe não encontrou sinais do animal no bueiro indicado. No entanto, persistindo nas buscas, os bombeiros ouviram latidos vindos de outro ponto, cerca de 100 metros adiante.
Ao verificarem o novo bueiro, os bombeiros constataram a presença de dois cães em estado de desnutrição. Por fim, os socorristas realizaram o resgate com segurança, e os animais foram entregues à solicitante, que se comprometeu a cuidar dos dois.