Vacinação contra Covid-19 será obrigatória para crianças até 5 anos
A partir de 2024, a vacinação contra a Covid-19 passará a ser anual para crianças e grupos prioritários, anunciou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (31).
A imunização contra a doença será incluída no Calendário Nacional de Vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos e nos grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da Covid. Como idosos, gestantes, profissionais da saúde e pessoas com deficiência permanente.
Segundo a pasta, a inclusão já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI).
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 31, pelo Ministério da Saúde, a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, informou que o Brasil deve ter uma vacina contra a Covid-19 remodelada a cada ano, como já ocorre com o imunizante contra a Influenza. “Assim, as vacinas contra a Covid serão obrigatórias no calendário das crianças, entre 6 meses e menores de 5 anos. E a gente passa a incorporar para grupos prioritários à vacinação anual”, afirmou.
Nos últimos meses, o Brasil vem acompanhando uma tendência global de variação nos casos de Covid-19. Segundo o último relatório da Fiocruz, estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo apresentam aumento de casos em adultos.
Vacina no SUS
Atualmente, a vacinação contra a Covid está à disposição gratuitamente para toda a população, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Maiores de 18 anos, que já tomaram ao menos duas doses da vacina, devem receber uma dose de reforço da vacina bivalente. Pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal ou estão com alguma dose de reforço em atraso podem atualizar a caderneta nas unidades de saúde.
A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade é conta com três doses. Com intervalo de 8 semanas entre a 1ª e a 2ª dose, e intervalo de 4 meses entre a 2ª e a 3ª dose.