Segunda onda de frio chegará a SC com mínimas de até 5°C e risco de temporais
Massa de ar frio avança na sexta-feira (6) e mantém temperaturas baixas até 14 de junho

A segunda onda de frio do ano começa a atuar sobre Santa Catarina nesta sexta-feira (6), com a chegada de uma nova massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas no Estado. Segundo a Defesa Civil estadual, as mínimas ficarão entre 5°C e 10°C nas regiões serranas e entre 10°C e 16°C nas demais áreas catarinenses.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Diferente da frente fria registrada na última semana de maio — que trouxe neve e quebras de recordes de temperatura —, a nova onda será menos intensa. Entretanto, o frio deve ser mais duradouro, com efeitos previstos até o dia 14 de junho, conforme o Climatempo.
Fim de semana deve ter chuva e nova frente fria
Durante o sábado (7) e o domingo (8), a formação de uma nova frente fria sobre o Sul do Brasil deve provocar instabilidade em grande parte do território catarinense. Há previsão de chuva e temporais isolados em várias regiões, com temperaturas ainda mais baixas em relação aos dias anteriores.
Além disso, a Defesa Civil alerta para condições atmosféricas que favorecem nevoeiros, especialmente no início e fim dos dias, e chuvas fracas esparsas em áreas da Serra do Leste e na divisa com o Paraná. No entanto, esse tipo de precipitação não oferece risco significativo.
Segunda onda de frio: temporais antecedem queda de temperatura
Antes da chegada do ar frio, a quinta-feira (5) será marcada pela passagem de uma frente fria que trará temporais já nas primeiras horas do dia, com início no Grande Oeste e avanço para outras regiões. A previsão inclui chuva intensa e raios, além de ventos fortes e possibilidade de granizo.
A Defesa Civil classifica o risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores entre moderado e muito alto. As temperaturas na quinta-feira devem se manter amenas, com pouca variação e máximas entre 15°C e 22°C na maior parte do Estado.