Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de junho de 2024 Rio do Sul
  • ref_B_Unimed AV_Campanha_Laboratório_ETAPA_01_BANNER-GCD_970x250px

SC tem 3 mil propriedades livres de Brucelose e Tuberculose


Por Cristiane Faustino Publicado 13/09/2023 às 15h04
Santa Catarina contabiliza 3 mil propriedades rurais certificadas livres de Brucelose e Tuberculose.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

SC tem 3 mil propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. Esta certificação desempenha um papel crucial no controle da saúde dos rebanhos, validando a sanidade dos animais. Com isso, além de agregar valor aos produtos das propriedades, a medida desempenha um papel fundamental na preservação da saúde pública. É que o consumo de leite cru e o contato com animais doentes podem transmitir essas doenças aos seres humanos.

O Estado, como o quarto maior produtor de leite do país, está concentrado em erradicar essas doenças do seu rebanho. Com 3 mil propriedades livres de Brucelose e Tuberculose, como resultado, SC conquista certificação das propriedades rurais livres de Brucelose e Tuberculose resulta em um diferencial competitivo significativo para o agronegócio catarinense, especialmente na exportação de produtos lácteos, ao conquistar mercados exigentes.

O Estado é um dos poucos que oferece indenização integral aos criadores que cumprem as normas do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa). Eles permitem a futura aquisição de animais sadios para a continuidade da produção após o abate sanitário de animais doentes.

Contudo, apesar do aumento no número de exames realizados para a detecção das duas doenças a cada ano, o número de animais positivos encontrados diminuiu, demonstrando a evolução do programa estadual de erradicação.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store