SC tem 3 mil propriedades livres de Brucelose e Tuberculose
SC tem 3 mil propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. Esta certificação desempenha um papel crucial no controle da saúde dos rebanhos, validando a sanidade dos animais. Com isso, além de agregar valor aos produtos das propriedades, a medida desempenha um papel fundamental na preservação da saúde pública. É que o consumo de leite cru e o contato com animais doentes podem transmitir essas doenças aos seres humanos.
O Estado, como o quarto maior produtor de leite do país, está concentrado em erradicar essas doenças do seu rebanho. Com 3 mil propriedades livres de Brucelose e Tuberculose, como resultado, SC conquista certificação das propriedades rurais livres de Brucelose e Tuberculose resulta em um diferencial competitivo significativo para o agronegócio catarinense, especialmente na exportação de produtos lácteos, ao conquistar mercados exigentes.
O Estado é um dos poucos que oferece indenização integral aos criadores que cumprem as normas do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa). Eles permitem a futura aquisição de animais sadios para a continuidade da produção após o abate sanitário de animais doentes.
Contudo, apesar do aumento no número de exames realizados para a detecção das duas doenças a cada ano, o número de animais positivos encontrados diminuiu, demonstrando a evolução do programa estadual de erradicação.