SC lança plataforma de emissão da Guia de Trânsito Animal para bovinos
A Secretaria de Estado da Agricultura, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). Com o apoio do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) lançam nesta terça-feira, 7, durante o 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (SBSBL), a nova ferramenta que visa facilitar o trabalho dos produtores rurais catarinenses. A eemissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA) para bovinos, via internet, no celular ou tablet. Portanto, sem a necessidade de comparecer aos escritórios da Cidasc ou do Icasa.
A plataforma Conecta Cidasc foi desenvolvida a várias mãos dentro do espaço de evolução tecnológica em sistemas de monitoramento e evolução do status sanitário animal, patrimônio de Santa Catarina. A transformação digital veio para levar mais praticidade às soluções do campo. Além disso, também oferecer serviços que ajudem o produtor e a agricultura catarinense a serem mais eficientes no dia a dia.
Sobre a GTA
A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento sanitário obrigatório para o transporte de animais vivos em Santa Catarina ou para outros estados. Portanto, a GTA é gerenciada pela Cidasc e garante o controle sanitário dos rebanhos catarinenses. A Instrução Normativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) n.º 19, de 03/05/2011, adota a e-GTA como documento oficial para movimentação de animais vivos. Além disso, de ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo território nacional.