Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de junho de 2025 Rio do Sul

SC está entre os estados com maior adesão à vacina da gripe, com 17,13% de cobertura vacinal

Com mais de 520 mil doses aplicadas, estado ultrapassa média nacional e reforça campanha para imunizar idosos e crianças


Por GCD Publicado 30/04/2025 às 14h28
vacina-gripe
Campanha de vacinação começou no dia 7 de abril e já aplicou 520.409 doses em todos os 295 municípios catarinenses. Foto: Divulgação/SES

Santa Catarina figura entre os quatro estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra a gripe. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até o momento, houve a imunização de 17,13% da população prioritária com a vacina da gripe, superando a média nacional de 14,18%. A campanha de vacinação começou no dia 7 de abril e já aplicou 520.409 doses em todos os 295 municípios catarinenses.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Idosos lideram o número de imunizações

O grupo com maior adesão à campanha é o de idosos. Já foram vacinadas cerca de 132 mil pessoas entre 60 e 69 anos, 105 mil na faixa de 70 a 79 anos e 44 mil com mais de 80 anos. Entre as crianças de dois a seis anos, aproximadamente 35 mil receberam a dose até agora.

Meta é vacinar mais de dois milhões de pessoas

Segundo o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), João Augusto Fuck, o objetivo da campanha é imunizar mais de 2 milhões de pessoas em Santa Catarina. A meta é atingir 90% de cobertura nos grupos prioritários.

Queremos evitar internações e o agravamento das doenças respiratórias

destacou o diretor.

A vacina trivalente, disponível na rede pública, protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, os mais comuns no Brasil. O imunizante pode ser aplicado com outras vacinas do calendário nacional e não causa gripe, conforme reforça a secretaria.

Vacina da gripe reduz riscos e protege toda a comunidade

A vacina começa a gerar proteção entre duas e três semanas após a aplicação. Embora seja uma medida individual, a imunização coletiva reduz a circulação do vírus e ajuda a proteger também pessoas que, por razões médicas, não podem ser vacinadas. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde segue alertando para a importância da vacinação, especialmente em crianças e idosos.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store