Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de junho de 2025 Rio do Sul

Santa Catarina tem segundo maior crescimento econômico do país no 1º trimestre

Estado cresceu 7,6% entre janeiro e março, mais que o dobro da média nacional


Por GCD Publicado 06/06/2025 às 12h26
primeiro-trimestre-economia-sc
O resultado supera a média nacional de 3,7% no mesmo intervalo. Foto: reprodução/Freepik

O estado de Santa Catarina registrou crescimento de 7,6% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado, divulgado pelo Banco Central por meio do Índice de Atividade Econômica (IBCR), supera a média nacional de 3,7% no mesmo intervalo. Apenas o Paraná, com alta de 8,5%, teve desempenho superior ao catarinense.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Indústria impulsiona o resultado

De acordo com o Observatório da Fiesc, a indústria foi o principal motor do crescimento econômico de Santa Catarina. A produção industrial avançou 8,5% no trimestre. Desse modo, entre os destaques estão os setores de produtos de metal, beneficiados pelas demandas da construção civil e do agronegócio, e de máquinas e equipamentos, impulsionados pelas exportações e por pedidos de outras indústrias.

O comércio ampliado também registrou desempenho positivo, com alta de 6,4%, puxado pelas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (17,2%), produtos têxteis e de vestuário (9,9%) e materiais de construção (9,7%).

Crescimento econômico de Santa Catarina: serviços acompanham crescimento

O setor de serviços, favorecido pelo consumo das famílias, cresceu 4,8%. Os segmentos de serviços prestados às famílias e atividades turísticas se destacaram, com altas de 13,3% e 11,3%, respectivamente.

Consumo das famílias sustenta expansão

Conforme a economista Camila Morais, do Observatório Fiesc, o crescimento está diretamente ligado ao aumento da renda real do trabalho.

A continuidade de um mercado de trabalho aquecido tem ampliado o poder de compra da população, estimulando o consumo e contribuindo para o crescimento econômico de Santa Catarina

afirmou.

Em março, o IBCR-SC registrou alta de 8,1% em relação ao mesmo mês de 2024, enquanto a média nacional foi de 3,5%, reforçando o ritmo acelerado da economia catarinense neste início de ano.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store