Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência no Brasil

Dados do Censo 2022 apontam que apenas 11,6% da população com deficiência acima de 15 anos no estado não sabe ler ou escrever


Por GCD Publicado 24/06/2025 às 12h34
menor-taxa-analfabetismo
O estado também se destaca entre as pessoas sem deficiência na mesma faixa etária, com os melhores índices do país. Foto: Ricardo Wolffenbuttel

Santa Catarina registrou a menor taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas com deficiência com 15 anos ou mais, segundo dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas 11,6% desse grupo declarou não saber ler ou escrever. O estado também se destaca entre as pessoas sem deficiência na mesma faixa etária, com os melhores índices do país.

Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Ações do Governo do Estado visam aprimorar índices de alfabetização

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, diversas iniciativas vêm sendo implementadas para melhorar os indicadores educacionais. Já no primeiro ano de mandato da atual gestão, foram promovidas formações para professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem — um dos pilares do programa lançado em maio.

Ainda no ensino fundamental, o estado passou a realizar três ciclos de avaliação anuais. Essa medida permite que as escolas identifiquem os estudantes cujas habilidades ainda não se desenvolveram plenamente, assim como, atuem diretamente sobre essas dificuldades.

Menor taxa de analfabetismo: ensino técnico e formação continuada estão entre as estratégias

No ensino médio, a criação do programa Catarinense Técnico (CaTec) amplia a oferta de formação técnica e profissional. O objetivo, portanto, é aumentar a permanência dos estudantes e melhorar as taxas de aprovação.

De forma inédita, também houve a criação do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A proposta é fortalecer a formação continuada e o suporte técnico às equipes pedagógicas e docentes, respeitando as especificidades de cada etapa da Educação Básica e Profissional.

Novas iniciativas buscam fortalecer a educação básica em SC

Entre as ações em andamento, estão o projeto-piloto com o método IntraAct de alfabetização, a ampliação da oferta de inglês nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a valorização dos profissionais da Educação. Desse modo, o Governo do Estado também vem investindo na melhoria da infraestrutura das escolas da rede estadual.

Indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) orientam as decisões e estratégias. Além disso, os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), refletem o cenário anterior à atual gestão.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store