Santa Catarina pode ter a primeira neve de 2025 nesta semana
Frio intenso, geada ampla e risco de congelamento estão previstos; Defesa Civil alerta para cuidados

Santa Catarina pode registrar a primeira neve de 2025 entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30). A previsão é da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, que monitora a chegada de uma intensa frente fria, acompanhada de uma massa de ar seco e gelado que avança sobre o estado.
Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Alerta para frio intenso e risco de neve
O sistema deve atuar entre terça (27) e quarta-feira (28), trazendo instabilidade e risco de temporais, especialmente no Grande Oeste. Logo após, as temperaturas despencam em todas as regiões, com possibilidade de precipitação invernal, incluindo neve nas áreas mais altas dos Planaltos e do Meio-Oeste.
De acordo com os meteorologistas, as mínimas podem ficar abaixo de 0°C em várias cidades dessas regiões. A Defesa Civil alerta que, embora as condições sejam favoráveis, a ocorrência de neve é um fenômeno difícil de prever e depende da combinação de frio intenso e umidade.
Previsão detalhada para os próximos dias
O frio se intensifica a partir da noite de quarta-feira (28) e deve permanecer até pelo menos domingo (1º). As mínimas ficam entre 0°C e 5°C no Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana. No Litoral, variam de 5°C a 10°C. As tardes também serão geladas, com máximas que não passam dos 20°C.
Primeira neve de 2025: geada ampla e risco de congelamento
Há previsão de geada ampla em boa parte do estado, inclusive em áreas próximas ao Litoral. Nas regiões mais altas, como Serra e Planaltos, pode ocorrer congelamento de pistas, rodovias e tubulações.
No Litoral, além das temperaturas baixas, o vento forte, com rajadas entre 50 e 70 km/h, deve acentuar ainda mais a sensação de frio.
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a adotar medidas preventivas, como:
Redobrar os cuidados com a saúde, principalmente de crianças, idosos e animais.
Atenção ao uso de aquecedores, lareiras e outros equipamentos de calefação para evitar acidentes.
Cuidados no trânsito, principalmente em rodovias de serra, devido ao risco de pistas congeladas.
Proteger plantas, encanamentos e estruturas sensíveis às baixas temperaturas.
Acompanhe os alertas sobre a primeira neve de 2025
Mais informações e atualizações podem ser conferidas pelos canais oficiais da Defesa Civil de Santa Catarina e nas redes sociais do órgão. Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).