Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2025 Rio do Sul
  • Amazon DSP – Standard Display – Starter Set – Version A Blue – 970×250 @1x (Billboard) (3)

Santa Catarina participa de projeto inédito de planejamento espacial marinho

O projeto permitirá a regulação de atividades como navegação, pesca, aquicultura, turismo, exploração de petróleo e gás, e parques eólicos no mar


Por GCD Publicado 12/08/2024 às 15h31
Santa Catarina participa de projeto inédito de planejamento espacial marinho
Santa Catarina participa de projeto inédito de planejamento espacial marinho – Foto: Divulgação

Santa Catarina será pioneira em um projeto inovador no Brasil que visa servir como modelo para a gestão dos recursos marítimos ao longo do litoral brasileiro. O projeto tem como objetivo mapear os conflitos entre diferentes usos do mar, criar bases de dados e propor estratégias a serem aplicadas em outras regiões do país.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), o estado catarinense integrará o Planejamento Espacial Marinho (PEM), um programa do governo federal. Este programa tem a missão de assim identificar o potencial ambiental e econômico em áreas de até 200 milhas da costa. O PEM permitirá então a regulação de atividades como navegação, pesca, aquicultura, turismo, exploração de petróleo e gás, e parques eólicos no mar.

LEIA TAMBÉM

Mapeamento e gestão sustentável dos recursos naturais

Portanto, uma das principais ações do projeto inclui o mapeamento dos recursos naturais da costa brasileira. Isso proporcionará assim aos governos acesso a dados cruciais para a gestão sustentável e do planejamento espacial marinho. A abordagem colaborativa do PEM integrará informações de órgãos federais, como o Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima e o Ministério da Economia. Bem como dos órgãos estaduais e municipais relevantes para a região estudada.

Investimento e implementação inicial

Por fim, o investimento total para o projeto é de R$ 7 milhões, fornecido pelo BNDES, e será dividido entre os três estados da região Sul – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Implementarão o PEM inicialmente nestes estados como uma fase de testes antes de expandirem para outras regiões do Brasil.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store