Santa Catarina lança edital do Programa Universidade Gratuita para 2024
Inscrições para renovação e novos cadastros começam em agosto

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação, lançou o edital do Programa Universidade Gratuita para o segundo semestre de 2024. Os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos estão disponíveis no site do programa.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Cronograma de renovação
O cronograma de renovações inicia na próxima quinta-feira, 1º de agosto, para os estudantes já beneficiados. Eles terão até as 19h do dia 07 de agosto para realizar os procedimentos de renovação no sistema e entregar os documentos comprobatórios solicitados pela Instituição de Ensino Superior na qual estão matriculados. Haverá assim um novo período para recadastramento, indicado para realizar correções ou finalizações, entre os dias 15 e 16 de agosto, até às 19h.
LEIA TAMBÉM
Inscrições para novos candidatos
As inscrições para novos candidatos ao programa estarão disponíveis a partir do dia 20 de agosto e vão até o dia 30 do mesmo mês. Portanto, para participar do Programa Universidade Gratuita, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial nas instituições universitárias cadastradas. As instituições participantes podem ser conferidas no link do programa.
Beneficiários de outras bolsas
Estudantes beneficiados por bolsa do UNIEDU ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) que tenham interesse em realizar o cadastro para participar do Programa Universidade Gratuita devem, primeiramente, interromper o recebimento do benefício atual e realizar o cadastramento de acordo com o cronograma de inscrições.
Universidade Gratuita
Por fim, o Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. Seu objetivo é apoiar estudantes que enfrentam dificuldades para pagar as mensalidades. Serão investidos R$1,2 bilhão até 2026, gerando até 70 mil vagas. Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação para cada mês que estudam de graça. Isso pode ocorrer durante o curso ou até dois anos após a formatura. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições para a realização desse trabalho.