Santa Catarina fará o primeiro simulado de gestão de desastres em maio
Estado convida municípios e população a participarem de exercício que testará resposta a emergências

Santa Catarina se prepara para realizar, no dia 18 de maio, o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres, promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil. O exercício ocorrerá das 8h às 17h e pretende simular a evacuação de comunidades, assim como, a abertura de abrigos temporários em cenários de risco, como deslizamentos e enchentes.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Menos de um mês antes do evento, o Estado considera a adesão baixa. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reforça a importância da participação das prefeituras. O simulado busca fortalecer a articulação entre os entes locais e estaduais. As inscrições seguem abertas até o dia 16 de maio e, desse modo, os municípios interessados ainda podem integrar suas equipes ao exercício.
Exercício vai envolver evacuação, abrigos e ajuda humanitária
O simulado envolverá a atuação prática de diversos órgãos, incluindo os Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), as Coordenadorias Regionais da Defesa Civil e parceiros das esferas federal e estadual. As ações previstas incluem evacuação de moradores, montagem de abrigos provisórios, cadastro de famílias, distribuição de suprimentos e orientações à população.
Além da resposta imediata a emergências, o exercício também será usado para atualizar cadastros, distribuir materiais educativos e promover a conscientização sobre prevenção de desastres. A proposta é testar, em tempo real, a capacidade de resposta das cidades catarinenses e identificar pontos de melhoria nos protocolos já existentes.
População é peça-chave na construção da cultura de prevenção e gestão de desastres
Por fim, a Defesa Civil convida também a comunidade a participar do simulado. A presença dos moradores nas ações é essencial para o sucesso do exercício, já que a população desempenha papel ativo na prevenção e na resposta a desastres.
Cidade lontras bem carente de profissionais da área