Santa Catarina é vice-líder nacional na produção de arroz
Produção de 1,2 milhão de toneladas na safra 2023/2024 gera renda para mais de 50 mil famílias no estado
Santa Catarina ocupa a segunda posição no ranking nacional de produção de arroz, com uma safra estimada de 1,2 milhão de toneladas em 2023/2024. Esse grão é o quarto maior em Valor da Produção Agropecuária (VPA) do estado, respondendo por R$2,1 bilhões, ou 9,4% do total nacional, conforme dados da Epagri/Cepa 2022/2023.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A produção de grãos representa cerca de 25% do valor agropecuário catarinense, com o arroz em destaque, ocupando o segundo lugar nacional.
A cadeia produtiva do arroz gera renda para mais de 50 mil famílias em Santa Catarina e se destaca no plantio e manejo, que envolvem pesquisa, tecnologia e inovação aplicadas pela Epagri
explica o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.
Inovação e qualidade na produção de arroz catarinense
Com uma área dedicada de 145 mil hectares, Santa Catarina adota um modelo de plantio em áreas alagadas, praticado por aproximadamente 85% dos produtores. Esse diferencial tem se tornado uma marca registrada no cultivo de arroz no estado. Além disso, a produção de sementes de alta qualidade permite atender a demanda interna e exportar para outros estados e países da América Latina.
Programa Grãos SC e sustentabilidade
O Programa Grãos SC, coordenado pela Epagri, oferece um sistema de melhoramento de sementes com variedades adaptadas ao solo e clima da região. O estado conta com 16 sementeiras oficiais, que aplicam tecnologia de ponta na seleção das melhores sementes. Reconhecidas, portanto, entre as mais qualificadas do Brasil e exportadas para países como Bolívia e Argentina.
Estimativas baseadas no modelo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que as práticas agrícolas promovidas pela Epagri e adotadas pelos produtores de arroz reduziram entre 20% e 30% das emissões de metano nos últimos anos. Assim, a cadeia produtiva de arroz em Santa Catarina já cumpre a meta global da COP26 de diminuir as emissões de metano em 30% até 2030.
Para fortalecer o setor de grãos e a renda dos produtores, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária reativou a Câmara Setorial dos Grãos. Que representa culturas como soja, trigo, milho, feijão e arroz.