Santa Catarina e União Europeia promovem inovação e enfrentam desafios globais
II Expedição em CT&I visa fortalecer cooperação internacional e impulsionar desenvolvimento sustentável
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) sediará, com a União Europeia, a II Expedição em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). A iniciativa visa impulsionar a inovação no estado e fortalecer a cooperação internacional. O evento ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro de 2024, no Sapiens Parque, em Florianópolis.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A Expedição reunirá representantes da Europa e de Santa Catarina para discutir e construir um plano de ações que promovam o desenvolvimento local e global por meio da ciência, tecnologia e inovação. Portanto, a iniciativa busca aproveitar a proximidade cultural e as competências de ambas as regiões para fortalecer a parceria entre a Europa e Santa Catarina.
Temas principais
Entre os temas principais da Expedição estão: transição verde, transformação digital, cidades inteligentes, saúde, agenda Mulher e Menina na Ciência, empreendedorismo. Bem como, programas de mobilidade de capital humano, o Fapesc-IAI Step Fellowship Program, e o escritório de soft landing para pesquisas e negócios em Santa Catarina.
A Expedição representa uma oportunidade para conectar pesquisadores, empresas e instituições de ambos os lados. Gerando então, novas ideias e projetos inovadores que impulsionem o desenvolvimento sustentável. A presença da Delegação da União Europeia no Brasil, EURAXESS Brasil e LAC, Enrich in LAC, Consulado-Geral da Hungria, Embaixada da Suécia e Alemanha é um dos destaques do evento.
Alinhamento com a ONU
O evento se alinha à Década das Nações Unidas para a Ciência para o Desenvolvimento Sustentável (2023-2032). Reforçando a importância da ciência para a construção de um futuro mais sustentável.
Inauguração do Escritório de Diplomacia Científica
No segundo dia da Expedição, 15 de outubro, às 11h30, será inaugurado o escritório de diplomacia científica e cooperação técnica da FAPESC. Com o apoio do Enrich in LAC, o escritório facilitará o soft landing de negócios e projetos de CT&I em Santa Catarina. Promovendo assim, a internacionalização da pesquisa e da inovação catarinense.
Entrevistas e participações
O presidente da FAPESC, Fábio Wagner Pinto, destacará o papel da instituição na promoção da ciência e inovação em Santa Catarina e os frutos da parceria com a Europa. Dhallys Mota Nunes, Oficial em CT&I da Delegação da União Europeia no Brasil, abordará a importância da parceria com Santa Catarina e os benefícios da Expedição.
Além disso, outros especialistas e pesquisadores também compartilharão suas expectativas sobre a importância da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável.