Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Santa Catarina dobra número de médicos em 13 anos


Por GCD Publicado 12/04/2024 às 13h11
Santa Catarina dobra número de médicos em 13 anos
Foto: Freepik

Santa Catarina dobrou o número de médicos desde 2011, alcançando 24.754 profissionais atualmente. Esta evolução foi destacada no mais recente estudo da Demografia Médica 2024 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que também revelou um aumento na densidade média de 1,89 para 3,15 por mil habitantes no estado.

Para o presidente do CFM, José Hiran Gallo, a ampliação do quadro médico em Santa Catarina, embora positiva, traz à tona questões sobre a qualidade da formação. Além disso, a criação de novas escolas de medicina e a necessidade de melhorias nas condições de trabalho dos profissionais. “A qualidade da assistência não é uma questão apenas matemática, mas que exige planejamento e boa gestão”, afirma 

A distribuição entre gêneros mostra 13.429 médicos e 11.325 médicas, com a média de idade girando em torno dos 43 anos. Além disso, na capital, são 10,49 médicos para cada mil habitantes. Já no interior são 2,59 por mil habitantes. 

Maioria dos médicos tem RQE

A maioria dos médicos em Santa Catarina possui Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE), um indicativo de formação específica na área de atuação. Por outro lado, a médica Renata Zomer, conselheira do CRM-SC, ressaltou a insuficiência do aumento numérico de médicos sem a correspondente melhoria nas condições de trabalho e estrutura de atendimento. “O estímulo das iniciativas público e privada, com a oferta de remuneração compatível com a responsabilidade médica, preparo e dedicação, é de extrema relevância para que os profissionais não fiquem concentrados apenas nos grandes centros, e áreas desenvolvidas e fora do SUS”, afirma.

Desde os anos 90, dezesseis novas faculdades foram criadas em Santa Catarina. Isso resultou em uma oferta anual de 1.260 vagas em cursos de medicina. Este cenário reflete uma tendência nacional de expansão no ensino médico profissional. Como demonstrado pela Demografia Médica 2024, que reporta o Brasil atingindo um recorde de 575.930 médicos ativos.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store