Fluxo de passageiros com conexões internacionais em Santa Catarina cresce 225%
Novas rotas aéreas que ligam Santa Catarina à América do Norte e Europa registraram crescimento histórico em julho deste ano
O impacto das novas rotas de aéreas internacionais que conectam Santa Catarina à América do Norte e Europa já é evidente no fluxo de passageiros. Em julho, houve um crescimento de 225% nas conexões internacionais em relação ao mesmo período de 2023. Este foi o primeiro mês completo de operação da rota entre Florianópolis e o Panamá, operada pela Copa Airlines. Ao todo, 62.743 passageiros passaram pelo Aeroporto de Florianópolis.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), este foi o melhor desempenho registrado no mês de julho nos últimos 24 anos.
A conquista coloca Santa Catarina em uma posição de destaque, consolidando o Aeroporto de Florianópolis como o terceiro maior hub internacional do Brasil, atrás apenas dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), ultrapassando importantes terminais como Viracopos, Brasília e Confins.
Nova rota com a Europa traz expectativa positiva
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, também celebrou os resultados iniciais e o aumento nas conexões internacionais em Santa Catarina. Conforme Ivan, o resultado deve melhorar, visto que os dados da nova rota com Portugal, operada pela TAP, ainda não foram computados.
Estamos confiantes, pois os voos para a Europa começaram agora em setembro, e esperamos resultados ainda melhores no próximo trimestre.
disse o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.
De acordo com o secretário de Turismo, Evandro Neiva, o sucesso também se deve à integração entre as diferentes pastas do governo.
O governador nos orientou a melhorar a infraestrutura aeroportuária e promover ações conjuntas com as concessionárias dos grandes aeroportos, além de fomentar a promoção turística do estado.
contou Evandro Neiva, secretário de Turismo.
LEIA TAMBÉM:
Setor de cargas também registra alta
Além do fluxo de passageiros, o transporte de cargas internacionais teve um desempenho expressivo em julho, com um aumento de 109,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Dessa forma, foram transportadas 325,8 toneladas de mercadorias pelo Aeroporto de Florianópolis.
O crescimento registrado em julho reforça a tendência positiva que Santa Catarina vem apresentando ao longo de 2024.
No acumulado dos primeiros sete meses do ano, o número de passageiros internacionais cresceu 116,8%, totalizando 514.674 passageiros nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes, ou seja, o número é superior ao total de 2023.
Além disso, no transporte de cargas internacionais, o crescimento entre janeiro e julho foi de 48,6%, com 2,3 mil toneladas movimentadas.