Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de junho de 2025 Rio do Sul

Safra de arroz em Santa Catarina deve crescer 9,5% em relação à anterior

Clima favorável e uso de tecnologia impulsionam desempenho das lavouras


Por GCD Publicado 16/04/2025 às 11h26
safra-arroz
Resultado poderá marcar um novo recorde de produtividade no estado, superando até mesmo os índices da safra 2022/23, considerada uma das melhores até então. Foto: Aires Mariga/Epagri

A colheita da safra de arroz irrigado 2024/25 está na reta final em Santa Catarina e deve superar os resultados do ano anterior. Conforme dados da Epagri/Cepa, a produção deve ser 9,52% maior, reflexo direto do crescimento de 9,85% na produtividade média, estimada em 8,73 toneladas por hectare.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

De acordo com a economista Gláucia Padrão, da Epagri, esse resultado poderá marcar um novo recorde de produtividade no estado, superando até mesmo os índices da safra 2022/23, considerada uma das melhores até então.

Clima e manejo favorecem a produção da safra de arroz

Ao contrário da última safra, que enfrentou chuvas intensas e baixa luminosidade, a temporada atual contou com condições climáticas mais estáveis, o que colaborou com o desempenho das lavouras. Além disso, o uso de cultivares mais produtivas, somado a investimentos em tecnologia e manejo, contribuiu para os bons resultados.

Gláucia destaca que esses fatores consolidam uma tendência de alta produtividade registrada nos últimos anos em Santa Catarina.

Pesquisa e inovação fortalecem o setor

A Epagri tem papel decisivo nesse avanço, por meio do seu Programa de Melhoramento Genético de Arroz, sediado na Estação Experimental de Itajaí. Em mais de quatro décadas de pesquisa, a produtividade média no estado saltou de 2,2 para mais de 8 toneladas por hectare.

Segundo Ester Wickert, gerente da unidade, a empresa já lançou 32 cultivares próprias, adaptadas às diferentes condições de solo e clima do estado. A cada dois anos, um novo material genético é disponibilizado aos produtores, fortalecendo a eficiência no campo.

Santa Catarina é líder em produtividade no país

Santa Catarina é hoje o segundo maior produtor de arroz do Brasil e líder nacional em produtividade. Com uma área estável de cultivo, em torno de 145 mil hectares, o arroz representa o quarto produto mais importante no Valor da Produção Agropecuária (VPA) do estado, somando R$ 2,1 bilhões, de acordo com a Epagri/Cepa (2022/2023).

Mais de 30 mil famílias participam da cadeia produtiva do arroz em Santa Catarina, que se destaca pelo cultivo em áreas alagadas — um modelo que se tornou referência em produtividade e eficiência no país.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store