Rio-sulense assume coordenação do Comitê Vale Europeu do ODS em SC
Nova liderança atuará para impulsionar a Agenda 2030 na região, com foco em sustentabilidade e inovação

O Comitê Vale Europeu do ODS Santa Catarina elegeu, nesta terça-feira (23), sua nova coordenação. A partir de agora, o grupo será liderado pelo coordenador geral Jean Pier Xavier de Liz, natural de Rio do Sul. A nova equipe terá a missão de fortalecer as iniciativas locais em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Nova equipe do Comitê Vale Europeu do ODS assume desafio regional
A coordenação eleita reúne representantes da sociedade civil e de instituições que se comprometem com o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e a preservação ambiental. Desse modo, a formação da equipe é a seguinte:
Coordenador geral: Jean Pier Xavier de Liz
Coordenadora adjunta: Cheila da Silva
Coordenador de mobilização: Rogério Simões
Coordenadora adjunta de mobilização: Emanuela Valério Jorge
Coordenador de comunicação: André Giovanella
Coordenadora adjunta de comunicação: Fernanda Kniess Rohden
Conselheiros: Gabriel Cristofolini e Candice Hardt
Compromisso com os ODS e a Agenda 2030
A eleição reforça o compromisso do Comitê com a Agenda 2030, que propõe uma série de ações globais para erradicar a pobreza, promover educação de qualidade, igualdade de gênero e enfrentar as mudanças climáticas, entre outros desafios.
O Comitê Vale Europeu atua como articulador entre o setor público, o setor privado, universidades e a sociedade civil. Seu objetivo é promover ações integradas que garantam a implementação dos 17 objetivos propostos pela ONU.
Comitê Vale Europeu do ODS: região se destaca por inovação e qualidade de vida
A região do Vale Europeu é reconhecida nacionalmente por suas boas práticas em sustentabilidade, assim como, qualidade de vida e inovação. Assim, o Comitê local tem se consolidado como exemplo de mobilização eficiente em torno da Agenda 2030.
Mobilização local é fundamental para avançar
Portanto, a participação ativa de diversos setores é essencial para o cumprimento das metas da Agenda 2030. A proposta da ONU exige ações coordenadas em diferentes níveis, desde o local até o global.
Entenda os ODS
Aprovada em 2015 pelos países-membros da ONU, a Agenda 2030 define 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos têm como meta erradicar a pobreza, bem como, proteger o planeta e promover a prosperidade para todas as pessoas até 2030.
Contato e informações
Por fim, os interessados podem entrar em contato com a assessoria do Comitê para entrevistas, agendamentos ou visitas às ações locais. Conhecer de perto os projetos desenvolvidos é uma forma de ampliar o debate sobre o futuro do desenvolvimento regional.