Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de julho de 2025 Rio do Sul

Queijos artesanais de SC ganham destaque nacional com apoio da Epagri e selo de qualidade

Santa Catarina já legalizou três queijos artesanais e soma 82 produtos com o Selo Arte, valorizando a produção familiar


Por GCD Publicado 31/05/2025 às 13h22
queijos-artesanais-catarinenses
A combinação entre tradição, inovação e apoio técnico tem colocado os queijos artesanais de Santa Catarina em destaque. Foto: divulgação/Epagri

O trabalho da Epagri junto aos produtores de queijos artesanais já resultou na legalização de três queijos artesanais catarinenses: o Queijo Artesanal Serrano, com Indicação Geográfica (IG) e Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade (RTIQ); o Kochkäse, típico da região de Blumenau; e o Queijo Diamante, de Major Gercino, que já possui o Selo Arte.

Receba notícias da região do Alto Vale no WhatsApp

Indicação Geográfica valoriza produtos regionais

A IG é uma certificação concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que garante que o produto possui características únicas relacionadas à região em que é produzido. Em Santa Catarina, a IG Campos de Cima da Serra — Denominação de Origem — foi concedida ao Queijo Artesanal Serrano em 2020, beneficiando produtores de 18 municípios do estado e 16 do Rio Grande do Sul.

O Selo Arte, por sua vez, reconhece os produtos artesanais legalizados e inspecionados, permitindo a comercialização em todo o Brasil. Concedido pela Cidasc, o selo já identifica 82 queijos catarinenses. A Epagri oferece apoio técnico para que os produtores alcancem essa certificação.

Queijos artesanais catarinenses: tradição com inovação no campo

Somente em 2024, a Epagri atendeu 1,7 mil famílias na produção de queijos, promovendo capacitações e apoiando o processo de legalização. O objetivo, portanto, é aliar inovação à preservação das receitas e técnicas tradicionais.

Esse apoio também se estende à abertura de mercado. Em feiras e rodadas de negócios, produtores conseguem ampliar o alcance dos seus produtos. Um exemplo é o Concurso Estadual de Queijos Artesanais, promovido pela Epagri desde 2023, que premia e orienta produtores a melhorarem seus processos.

Case de sucesso em Nova Veneza

O produtor José Carlos Semprebom, de Nova Veneza, é um dos destaques da produção de queijo em SC. Com apoio da Epagri, sua queijaria conquistou o Selo Arte e uma medalha Super Ouro no concurso estadual. A produção, que faz parte da história da família, hoje alcança mil quilos de queijo por mês, com vendas por meio da cooperativa Coofanove.

A propriedade também é destino de turismo rural, onde visitantes têm contato direto com os queijos artesanais catarinenses. Desse modo, a produção de leite, com uso de pastagem orientada e homeopatia no rebanho, complementa o diferencial da marca.

Futuro promissor para os queijos artesanais catarinenses

A combinação entre tradição, inovação e apoio técnico colocam, por fim, os queijos artesanais de Santa Catarina em destaque. Com mais certificações sendo conquistadas, bem como, com a profissionalização das famílias rurais, o setor segue crescendo e mostrando que os sabores regionais têm cada vez mais espaço na vitrine do Brasil.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store