Proposta quer implantar faixas exclusivas para motos em Santa Catarina

A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação do Parlamento catarinense aprovou, por unanimidade, o projeto de lei apresentado pelo deputado Sérgio Guimarães (União), que estabelece diretrizes para a implantação de faixas exclusivas ou preferenciais para veículos de duas rodas, como motos, motocicletas, motonetas e ciclomotores, nas rodovias estaduais.
O relator e presidente do colegiado, deputado Jair Miotto (União), manifestou parecer favorável, destacando a urgência da medida para minimizar acidentes envolvendo motos e aliviar o congestionamento do trânsito. Miotto sugeriu que a iniciativa também seja considerada para implantação em rodovias federais que atravessam Santa Catarina.
O projeto já obteve aprovação nas Comissões de Constituição e Justiça, assim como na Comissão de Finanças e Tributação. Agora, seguirá para análise da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura.
O autor do projeto, deputado Sérgio Guimarães, justifica a proposta como uma maneira de “garantir um fluxo mais eficiente no trânsito, desafogar o congestionamento”. Além disso, de “minimizar a ocorrência de acidentes”. Dentre as metas propostas estão a identificação e priorização de vias com maior índice de acidentes envolvendo veículos de duas rodas. Uso de faixas exclusivas de transporte coletivo, planejamento de esquemas especiais de circulação em vias movimentadas. E também a cooperação entre órgãos de trânsito e planejamento, e estabelecimento de convênios municipais para sinalização e melhorias viárias.