Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

Programa “Pet Levado a Sério” vai castrar mais de 80 mil animais em SC

Com um investimento de R$ 17 milhões, o programa visa castrar cães e gatos em municípios de até 100 mil habitantes


Por GCD Publicado 24/09/2024 às 11h04
programa-pet-levado-a-serio-castracao-sc
Governo vai distribuir verba entre os municípios catarinenses com até 100 mil habitantes. Foto: Roberto Zacarias/Secom.

O governador Jorginho Mello sancionou o programa “Pet Levado a Sério”, cuja meta é castrar mais de 80 mil cães e gatos. O objetivo é abranger 95% do território de Santa Catarina.

? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

A ação vai contar com um investimento de R$ 17 milhões do Governo do Estado, distribuídos entre os municípios catarinenses com até 100 mil habitantes.

O programa “Pet levado a Sério” é liderado pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde.

Participação dos municípios e investimentos

De acordo com a diretora da Dibea, Fabrícia Costa, o programa está passando por ajustes e adequações. As prefeituras dos municípios elegíveis deverão se inscrever em um edital que será lançado pela Secretaria do Meio Ambiente.

Dessa forma, após a inscrição e a apresentação dos projetos, os municípios selecionados receberão os recursos para a execução das castrações.

Além disso, o financiamento também apoiará iniciativas de educação sobre guarda responsável e capacitação das prefeituras para o planejamento das ações de controle populacional de animais.

Foco em bem-estar animal e educação

Segundo o secretário de Estado do Meio Ambiente, Guilherme Dallacosta, a criação da Diretoria de Bem-Estar Animal teve como objetivo principal o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a proteção animal.

A Diretoria foi criada para elaborar ações que priorizem o bem-estar animal, começando pelo controle populacional e de zoonoses, sem esquecer da importância da educação ambiental e da conscientização sobre o cuidado responsável com os animais

afirmou Guilherme Dallacosta.

LEIA TAMBÉM:

Comemoração na Assembleia Legislativa

O deputado Marcius Machado, presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), também celebrou a aprovação do programa “Pet Levado a Sério”.

De acordo com Machado, a iniciativa elevará o Estado a um novo patamar de proteção animal. “Esse é um grande programa que o governador Jorginho Mello homologou. Assim, serão 85 mil cães e gatos castrados em Santa Catarina. Isto, eleva o Estado a um novo patamar de proteção animal, retirando animais das ruas e combatendo o abandono,” concluiu.

1 comentário

  • Neuza cavalheri
    22/11/2024 às 07:59

    Parabéns pela aprovação e preocupação com a saúde animal. Acredito q é de fundamental importância a aplicação da lei sobre os criadores desses animais, senão isso nunca vai mudar. Temos leis boas o q falta é aplica-las.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store