Procon-SC divulga ranking das principais reclamações em 2024; saiba o que incomoda consumidores
Publicidade enganosa lidera ranking de reclamações; saiba como acionar o órgão para garantir seus direitos
Entre janeiro e agosto deste ano, o Procon-SC realizou um total de 59.282 atendimentos, que incluem reclamações, denúncias e consultas. No topo das reclamações está a publicidade enganosa, que lidera o ranking do Procon-SC até agora.
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Confira as principais queixas dos consumidores nos primeiros oito meses de 2024:
- Oferta não cumprida / serviço não fornecido / venda enganosa / publicidade enganosa: 1.478
- Não entrega / demora na entrega do produto: 982
- Cobrança indevida / abusiva para alterar ou cancelar contrato: 905
- Dificuldade / atraso na devolução de valores pagos / reembolso / retenção de valores: 708
- Cobrança de tarifas, taxas e valores não previstos / não informados: 644
- Cobrança por serviço/produto não contratado / não reconhecido / não solicitado: 575
- SAC – Demanda não resolvida / não respondida / respondida após o prazo: 569
- Produto danificado / não funciona – Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia: 515
- Não entrega do contrato ou documentação relacionada ao serviço: 386
- Dificuldade de contato / demora no atendimento: 330
- Produto danificado / não funciona – Falta de assistência técnica / falta de informações sobre assistência: 284
- Renegociação / parcelamento de dívida: 240
- Dificuldade de cancelamento / eliminação de dados / revogação do consentimento: 179
- Cobrança em duplicidade / Cobrança referente a pagamento já efetuado: 176
- Produto entregue incompleto / diferente do pedido: 171
Como acionar o Procon-SC
Caso você tenha enfrentado alguma das situações descritas acima, entre em contato com o Procon-SC. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo site ou presencialmente no Centro de Florianópolis.
As denúncias podem ser enviadas ao Zap Denúncia pelo telefone (48) 3665-9057. Mas, lembre-se de que este serviço via WhatsApp é exclusivo para denúncias. Além disso, reclamações podem ser feitas através do site ou presencialmente. Entenda aqui a diferença.
Por fim, para tirar dúvidas e orientações, utilize o número 151, que é gratuito.