Primeira neve do ano: cidades de Santa Catarina registram temperaturas negativas
Urupema registrou -1,3°C e foi a cidade mais fria do Brasil; Defesa Civil emitiu alerta de risco alto

Uma onda de ar polar derrubou as temperaturas em Santa Catarina na madrugada desta quinta-feira (29), provocando a primeira neve do ano em Urupema e chuva congelada em outras áreas da Serra catarinense. As temperaturas ficaram abaixo de 0°C em vários municípios da região.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta vermelho para a Serra e o Meio-Oeste, com risco alto de desconforto térmico, hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e congelamento de pistas e tubulações. O alerta vale entre quinta e sexta-feira (30).
Urupema lidera os registros de frio no Estado
O menor valor de temperatura foi registrado em Urupema, que marcou -1,3°C e manteve o título de cidade mais fria do Brasil. Em Urubici, os termômetros chegaram a -0,1°C, enquanto São Joaquim registrou 0,3°C e Água Doce teve mínima de 0,7°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Epagri/Ciram.
Mesmo com sol em parte do dia, as temperaturas permaneceram baixas em todas as regiões. No Planalto Sul, as máximas não passaram de 3°C. No litoral e no Vale do Itajaí, os termômetros variaram entre 8°C e 16°C.

Sensação térmica mais baixa e previsão de geada
De acordo com a Defesa Civil, as temperaturas máximas devem variar entre 4°C e 8°C no Oeste e Extremo Oeste. Enquanto no Meio-Oeste e nos planaltos, a variação será de 2°C a 7°C.
Os ventos intensos no leste catarinense aumentam a sensação de frio, especialmente no litoral e no Planalto Sul. Por fim, a previsão indica que o frio extremo continuará até o domingo (1º), com condições para formação de geada e possibilidade de neve em áreas mais elevadas.