Previsão aponta chuvas próximas da média em fevereiro, março e abril

O departamento de climatologia da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina informa que, no próximo trimestre, o fenômeno El Niño estará ativo, porém, perderá gradualmente sua força até atingir a neutralidade, quando deixará de influenciar os regimes de chuva e temperatura. Com o enfraquecimento do fenômeno, a previsão indica que, nos meses de fevereiro, março e abril, as chuvas devem ficar próximas da média, enquanto as temperaturas continuarão elevadas para o período.
Em fevereiro, as chuvas nas áreas litorâneas devem se aproximar da média, mas isso não descarta a possibilidade de chuvas volumosas, onde historicamente ocorrem precipitações intensas. No Grande Oeste, eventos com temporais e chuvas intensas ainda são esperados, com precipitações ligeiramente acima da média. A previsão das temperaturas permanecem altas, consideradas acima da média.
À medida que inicia o outono em março e abril, a precipitação tende a diminuir, reduzindo os temporais de verão. Sistemas meteorológicos, como frentes frias, atuam com maior frequência, proporcionando chuvas mais regulares. Ambos os meses devem apresentar volumes de chuva dentro da média em Santa Catarina. As temperaturas, embora amenas pela manhã, continuam elevadas à tarde, resultando em valores acima da média.
Recomendações da Defesa Civil
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil recomenda que, durante temporais, as pessoas busquem locais abrigados, longe de árvores, placas e objetos suscetíveis a serem arremessados. Em caso de enxurradas é importante evitar o contato com águas e não dirigir em locais alagados. Cuidados adicionais incluem atenção a rachaduras em estruturas e encostas, inclinação de postes, árvores e muros. Além disso, água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.
Para dias mais quentes, a Secretaria recomenda manter ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente para idosos, enfermos e animais de estimação. Minimizar exposições diretas ao sol, evitar exercícios físicos nos horários de pico de calor e manter-se hidratado regularmente também são medidas recomendadas.