Policiais de SC têm acesso ao Banco Nacional de Monitoramento de Prisões
Nova solução tecnológica amplia consulta a 350 mil mandados de prisão em todo o país

Os policiais de Santa Catarina agora contam com acesso direto ao Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP-SC) Conecta. Anteriormente restrita aos dados do Tribunal de Justiça de SC, era possível consultar informações sobre aproximadamente nove mil mandados de prisão.
Desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina. A solução tecnológica estima que cerca de 350 mil mandados de prisão em todo o país estejam acessíveis para consulta via celular. Essa facilidade é destinada aos policiais militares, civis e guardas municipais conveniados.
O sistema abrange todas as instituições da área de segurança pública, incluindo as Polícias Civil, Militar, Científica, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. A integração das plataformas visa apoiar a operação “Estação Verão” e auxiliar na identificação de pessoas com mandados de prisão de outros Estados.
Banco Nacional de Monitoramento de Prisões
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o BNMP 2.0 é um sistema eletrônico que colabora com as autoridades judiciárias na gestão de documentos relacionados a ordens de prisão, internação e soltura em todo o território nacional. O sistema materializa um Cadastro Nacional de Presos, promovendo o controle na entrada e saída de pessoas privadas de liberdade. Além disso, dos mandados de prisão, o sistema registra alvarás de soltura, mandados de internação, guias de recolhimento e de internação. Identificando indivíduos em diferentes categorias de prisão, seja provisória, definitiva ou em cumprimento de medida de segurança na modalidade internação.