Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de junho de 2025 Rio do Sul

Policiais de SC têm acesso ao Banco Nacional de Monitoramento de Prisões

Nova solução tecnológica amplia consulta a 350 mil mandados de prisão em todo o país


Por Cristiane Faustino Publicado 22/12/2023 às 18h05
Policiais de SC têm acesso ao Banco Nacional de Monitoramento de Prisões
Foto: Arquivo SSP

Os policiais de Santa Catarina agora contam com acesso direto ao Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP-SC) Conecta. Anteriormente restrita aos dados do Tribunal de Justiça de SC, era possível consultar informações sobre aproximadamente nove mil mandados de prisão.

Desenvolvida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina. A solução tecnológica estima que cerca de 350 mil mandados de prisão em todo o país estejam acessíveis para consulta via celular. Essa facilidade é destinada aos policiais militares, civis e guardas municipais conveniados.

O sistema abrange todas as instituições da área de segurança pública, incluindo as Polícias Civil, Militar, Científica, Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa. A integração das plataformas visa apoiar a operação “Estação Verão” e auxiliar na identificação de pessoas com mandados de prisão de outros Estados.

Banco Nacional de Monitoramento de Prisões

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o BNMP 2.0 é um sistema eletrônico que colabora com as autoridades judiciárias na gestão de documentos relacionados a ordens de prisão, internação e soltura em todo o território nacional. O sistema materializa um Cadastro Nacional de Presos, promovendo o controle na entrada e saída de pessoas privadas de liberdade. Além disso, dos mandados de prisão, o sistema registra alvarás de soltura, mandados de internação, guias de recolhimento e de internação. Identificando indivíduos em diferentes categorias de prisão, seja provisória, definitiva ou em cumprimento de medida de segurança na modalidade internação.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store