Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de fevereiro de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (1)

PF investiga fraude contra o Programa Farmácia Popular do Brasil


Por Cristiane Faustino Publicado 26/09/2023 às 16h54
PF investiga fraude contra o Programa Farmácia Popular do Brasil
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 26, a Operação Indebitus. As autoridades estão investigando fraudes que prejudicaram o Programa Farmácia Popular do Brasil.

A ação contou com a mobilização de 240 policiais federais para cumprir 62 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.

As investigações iniciaram em outubro de 2022, a partir de notícia da venda fictícia de medicamentos por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, praticada por uma rede de farmácias com atuação na Região Sul do país.

O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, tem por finalidade complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde. O programa funciona por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. 

As autoridades executaram mandados de busca em cidades de Santa Catarina, incluindo Lages, Chapecó e Balneário Camboriú. Os investigados responderão, em tese, pelos crimes de estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Confira se o seu nome foi utilizado indevidamente

Acesse o aplicativo ConecteSUS, aba “Medicamentos”, aba “Recebidos”. Desse modo, é possível verificar se houve uso indevido dos seus dados em vendas fictícias realizadas por farmácias por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil. É necessário informar à Polícia Federal sobre as transações indevidas identificadas através do e-mail fpfraude@pf.gov.br.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store