PF investiga fraude contra o Programa Farmácia Popular do Brasil
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 26, a Operação Indebitus. As autoridades estão investigando fraudes que prejudicaram o Programa Farmácia Popular do Brasil.
A ação contou com a mobilização de 240 policiais federais para cumprir 62 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.
As investigações iniciaram em outubro de 2022, a partir de notícia da venda fictícia de medicamentos por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, praticada por uma rede de farmácias com atuação na Região Sul do país.
O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, tem por finalidade complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde. O programa funciona por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
As autoridades executaram mandados de busca em cidades de Santa Catarina, incluindo Lages, Chapecó e Balneário Camboriú. Os investigados responderão, em tese, pelos crimes de estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Confira se o seu nome foi utilizado indevidamente
Acesse o aplicativo ConecteSUS, aba “Medicamentos”, aba “Recebidos”. Desse modo, é possível verificar se houve uso indevido dos seus dados em vendas fictícias realizadas por farmácias por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil. É necessário informar à Polícia Federal sobre as transações indevidas identificadas através do e-mail fpfraude@pf.gov.br.