Parceria entre governo e UFSC busca fortalecer segurança das bacias hidrográficas catarinenses
Projeto, de R$ 4,1 milhões, prevê um diagnóstico dos riscos hidrológicos de 23 bacias hidrográficas
O Governo de Santa Catarina firmou uma parceria de R$4,1 milhões com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a prevenção de desastres naturais. O projeto tem como principal objetivo avaliar e fortalecer a segurança nas principais bacias hidrográficas catarinenses, já que frequentemente sofrem com eventos climáticos extremos, como enchentes e deslizamentos. Dessa forma, a colaboração entre governo e academia permite uma abordagem mais técnica e eficaz para enfrentar esses desafios.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Diagnóstico detalhado das bacias hidrográficas de SC
O projeto prevê um diagnóstico detalhado dos riscos hidrológicos de 23 bacias hidrográficas, cada uma com características e vulnerabilidades específicas. Primeiramente, a equipe da UFSC mapeará as bacias para consolidar o conhecimento existente e identificar lacunas. Esse levantamento é essencial para entender os diferentes perfis de risco, considerando a diversidade climática e geográfica de Santa Catarina. O trabalho está previsto para ser concluído em 24 meses.
Com o mapeamento em mãos, o próximo passo será a criação de planos diretores para cada bacia. Esses planos visam orientar ações de mitigação de risco, sejam estruturais, como obras de contenção, ou não estruturais, como capacitação de gestores locais. Além disso, as diretrizes propostas também visam o fortalecimento das capacidades municipais em gestão de emergências, incluindo a criação de planos de contingência. Essa abordagem inovadora permite que o Estado atue de maneira preventiva e regionalizada.
Juntamente com os estudos específicos das bacias, o projeto também se propõe a atualizar o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, lançado em 2019. Com cinco anos de novas ocorrências, a atualização visa incluir eventos recentes que causaram impacto no Estado e permitir um planejamento mais preciso para o futuro.
Essa estratégia considera que os rios e suas bacias impactam diversas cidades, exigindo uma ação integrada e coordenada. Conforme, o secretário estadual de Defesa Civil, Fabiano de Souza, essa parceria com a UFSC é fundamental para aumentar a segurança dos catarinenses e preparar o Estado para desafios futuros.
Além do diagnóstico e planejamento, o projeto contempla ações de capacitação para técnicos e a sociedade em geral. Ao promover a conscientização e o treinamento em gestão de riscos hidrológicos, o governo espera fortalecer a resposta local em situações de emergência.