Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Pacientes afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul terão acesso a medicamentos em SC

Santa Catarina distribuirá medicamentos para pacientes afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul e que moram temporariamente no estado


Por GCD Publicado 15/05/2024 às 08h08
Pacientes afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul terão acesso a medicamentos em SC
Foto: Divulgação Ascom SES SC

As Unidades de Assistência Farmacêutica (UAF) em Santa Catarina estão preparadas para receber pacientes afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul. Assim, moradores temporários terão acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), utilizado no tratamento de doenças crônicas e raras. Então, mais de 160 mil pacientes catarinenses são atendidos pelo CEAF em mais de 90 patologias.

LEIA TAMBÉM

De acordo com a gerente técnica de Assistência Farmacêutica, Lia Quaresma Coimbra “trata-se de fluxo de atendimento excepcional e temporário, exclusivamente para pacientes cadastrados no CEAF do Rio Grande do Sul, afetados pela calamidade pública”. A medida foi uma recomendação do Ministério da Saúde, autorizada pelo Governo do Estado. 

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Pacientes afetados pelas enchentes devem apresentar documentos

Ao procurar uma farmácia pública no município de residência temporária, devem apresentar documentos pessoais. Em caso de extravio, é necessário preencher uma declaração com os medicamentos necessários. Além disso, as informações serão confirmadas com a assistência farmacêutica do Rio Grande do Sul antes da dispensa dos medicamentos.

Hemosc doa bolsas de sangue para o RS

O Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) doou 848 bolsas de hemocomponentes, que engloba bolsas de sangue, plaquetas, hemácias e outros componentes, ao Rio Grande do Sul. Além disso, hemoderivados que são medicamentos usados por hemofílicos, para ajudar nos atendimentos a pacientes gaúchos também foram enviados. 

Por fim, a doação só aconteceu devido ao número de doadores de sangue ter aumentado. Portanto, de 2 a 9 de maio, o Hemosc recebeu 4.728 candidatos, destes 3.906 realizaram a doação, representando um aumento de 26% se comparado ao período anterior.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store