Operação Shamar, da PMSC, intensificou ações contra violência doméstica
Além de reforçar o cumprimento das medidas protetivas, operação também teve palestras educativas e blitzes para conscientização da população
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Secretaria de Programas Institucionais (SPI), encerrou na sexta-feira (30), a Operação Shamar. Iniciada no dia 02 de agosto de 2024, a operação mobilizou 46 policiais, que foram designados para apoiar outras unidades com o objetivo de intensificar a fiscalização de medidas protetivas e promover ações de conscientização em diversas regiões.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
Durante a operação, a PMSC não se limitou apenas à fiscalização. Além de reforçar o cumprimento das medidas protetivas, a ação também promoveu palestras educativas, juntamente com blitz focadas na conscientização da população sobre a importância do combate à violência doméstica.
LEIA TAMBÉM:
Florianópolis receberá 680 voos internacionais com novos destinos na temporada
Essas atividades buscaram sensibilizar a sociedade, ou seja, destacar o papel de cada cidadão na prevenção e denúncia de casos de violência.
Capacitação dos policiais
A Operação Shamar também investiu na capacitação dos policiais militares. Em parceria com as Promotorias de Justiça locais, a SPI realizou treinamentos em quatro cidades: Florianópolis, Araranguá, Porto União e Concórdia.
156 policiais passaram por capacitação e receberam orientações sobre as novas diretrizes dos programas de proteção às vítimas de violência doméstica. Além disso, eles se atualizaram em temas relevantes para o combate a esse tipo de crime.