Operação Páscoa 2025 fiscaliza peso de ovos e pescados em Santa Catarina
Ação coordenada pelo Inmetro verifica produtos típicos da Semana Santa para garantir segurança e conformidade

Com a proximidade da Páscoa, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) intensificou a fiscalização dos produtos típicos da data com a Operação Páscoa 2025. A ação tem como foco garantir que os itens comercializados estejam de acordo com as normas legais, especialmente quanto ao peso real e à rotulagem.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
A operação é coordenada nacionalmente pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), com participação dos 24 Órgãos Delegados estaduais, além das superintendências de Goiás e Rio Grande do Sul.
O que está sendo fiscalizado?
Segundo o presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, a principal meta é proteger o consumidor e assegurar lealdade nas relações comerciais. A verificação inclui:
Peso dos ovos de Páscoa e pescados congelados; conferência do peso líquido (descontando embalagem e, no caso dos peixes, o gelo), bem como, a conformidade de brinquedos inseridos nos ovos.
explicou Soratto.
Estamos verificando se o peso corresponde ao que está informado na embalagem. No caso dos pescados, descontamos também o peso do gelo
Brinquedos nos ovos de Páscoa exigem atenção especial
Ovos de Páscoa que contêm brinquedos devem apresentar obrigatoriamente o selo de certificação do Inmetro e estarem adequados à faixa etária indicada. Desse modo, a embalagem deve conter a seguinte frase:
“ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.”
Além disso, o Imetro alerta para o risco de peças pequenas que podem causar sufocamento em crianças de até 3 anos.
Operação Páscoa 2025: riscos nas embalagens e denúncias
A fiscalização também observa materiais utilizados nas embalagens, como arames, grampos e tiras metálicas, que podem causar acidentes.
Caso o consumidor identifique qualquer incidente ou irregularidade, pode reportar o fato ao Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac).
Dicas para uma compra segura nesta Páscoa
- Confira o peso líquido: deve excluir brindes, embalagem e, no caso de pescados congelados, o gelo.
- Verifique a rotulagem: todo produto deve exibir peso, ingredientes, validade, nome e CNPJ do fabricante.
- Pescados congelados: o glaciamento (gelo) não pode ser incluído no peso total do produto.
- Exija o selo do Inmetro: brinquedos e produtos com certificação obrigatória devem apresentar o selo visível.
- Produtos importados: também devem seguir as normas brasileiras de rotulagem, em português.
Operação Páscoa 2025: como denunciar irregularidades
Por fim, consumidores que identificarem produtos em desacordo com as normas podem denunciar por meio da Ouvidoria do Imetro-SC, pelo telefone 0800 643 5200 ou e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br.