Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de junho de 2025 Rio do Sul

Operação desarticula grupo que atuava com descaminho de eletrônicos

Agentes federais estão executando seis mandados de busca e apreensão em Itapema, Balneário Camboriú e Navegantes


Por Cristiane Faustino Publicado 20/09/2023 às 10h07
Operação desarticula grupo que atuava com descaminho de eletrônicos
Foto: PF/SC

A Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal, deflagrou, nesta manhã, 20, a Operação Gold Fools. A mobilização visa combater uma associação criminosa que se dedica ao descaminho de aparelhos eletrônicos estrangeiros a partir de Navegantes.

Atuam nesta operação, aproximadamente 30 agentes federais, com o suporte de funcionários da Receita Federal. Os profissionais estão executando seis mandados de busca e apreensão em propriedades situadas em Itapema, Balneário Camboriú e Navegantes.

As investigações da PF revelaram que um perfil de mídia social, associado ao grupo que atuava com descaminho de eletrônicos, estava sendo usado para efetuar inúmeras vendas de dispositivos estrangeiros. O foco são smartphones, sem a documentação adequada que comprove a importação legal.

A polícia indiciará os suspeitos pelos crimes de descaminho e associação criminosa.

O artigo 334 do Código Penal Brasileiro prevê o crime de descaminho, que consiste em importar ou exportar mercadoria proibida, ou não declarada à Receita Federal. As penalidades para esse crime incluem detenção de 1 a 4 anos e multa. Caso a mercadoria seja de valor elevado, a pena pode ser aumentada em até 2/3. Além disso, o acusado pode ter seus bens apreendidos e responder a um processo administrativo fiscal.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store