Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de outubro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_Unimed AV_Campanha_Sala_Vacinas_BANNER_GCD_970x250px (1)

Operação ‘Campo Seguro’ desarticula esquema de furto de gado em Correia Pinto

Ação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil e Cidasc resultou na recuperação de dezenas de cabeças de gado e na prisão de suspeitos


Por Lucas Sarzi Publicado 12/09/2024 às 16h27
operacao-contra-furto-de-gado-correia-pinto
O abigeato, crime investigado pela operação, consiste no furto de animais de propriedade privada em áreas rurais, como gado bovino. Foto: Divulgação/PMSC.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em conjunto com a Polícia Civil (PCSC) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), realizou à Operação Campo Seguro em Correia Pinto. O objetivo da ação é identificar os responsáveis por furto de gado e recuperar os animais furtados.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

O abigeato, crime investigado pela operação, consiste no furto de animais de propriedade privada em áreas rurais, como gado bovino, equino e outros animais que se encontram em campos, pastos, currais ou retiros.

A Operação Campo Seguro faz parte do programa Rede Rural de Segurança e aconteceu em três etapas.

Primeira etapa: recuperação de 22 cabeças de gado

Na primeira fase da operação, realizada no dia 28 de agosto, foi feita a verificação de um rebanho em uma propriedade particular em Correia Pinto. A ação contou com o apoio da Polícia Civil, da Polícia Militar, juntamente com a colaboração de um médico veterinário da Cidasc.

Após a análise dos inventários de cadastro dos animais e a abordagem de suspeitos, foram recuperadas 22 cabeças de gado da raça Angus, furtadas em Curitibanos.

Durante a ação, os policiais encontraram carnes de origem desconhecida, registradas em nome de terceiros, ou seja, sem qualquer tipo de registro.

Segunda etapa: recuperação de touro furtado

Posteriormente, no dia 2 de setembro, as guarnições da Rede Rural de Segurança, com o apoio da aeronave Águia 04, realizaram novas fiscalizações em propriedades rurais.

Na segunda fase da operação, os agentes recuperaram um touro da raça Alberdin, furtado e encontrado sem brinco ou adereços de verificação. Esse animal também era alvo de abigeato.

LEIA TAMBÉM:

operacao-contra-furto-de-gado-correia-pinto-1
A Operação Campo Seguro faz parte do programa Rede Rural de Segurança – Foto: Divulgação/PMSC.

Terceira etapa: mandados de busca e apreensão

Assim, a terceira etapa da operação ocorreu nesta terça-feira (10), quando a Rede Rural de Segurança e a Polícia Civil cumpriram 12 mandados de busca e apreensão em residências urbanas, propriedades rurais e estabelecimentos comerciais.

Durante a ação, a Polícia Civil apreendeu celulares, armas de fogo, munições, pássaros silvestres, entorpecentes e uma grande quantidade de dinheiro. Além disso, os policiais também prenderam um homem em flagrante.

A operação identificou ainda diversos suspeitos relacionados aos furtos de gado. Dessa forma, a ação também resultou na apreensão de diversos itens de origem ilícita.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store