Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024 Rio do Sul
  • WhatsApp Image 2024-05-07 at 08.18.56

Nota Fiscal de Produtor Eletrônica terá uso obrigatório apenas em 2025

O uso obrigatório da NFP-e, que estava previsto para começar em 1º de dezembro, foi adiado para 2 de janeiro de 2025 em todo o país


Por GCD Publicado 15/05/2024 às 10h15
Nota Fiscal de Produtor Eletrônica terá uso obrigatório apenas em 2025
Nota Fiscal de Produtor Eletrônica terá uso obrigatório apenas em 2025 – Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Produtores rurais catarinenses terão mais tempo para se adaptar à Nota Fiscal de Produtor Eletrônica (NFP-e), conforme decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). Adiaram para 2 de janeiro de 2025 o uso obrigatório da NFP-e, que estava previsto para começar em 1º de dezembro, em todo o país. Assim, essa prorrogação abrange todos os agricultores e pecuaristas, independentemente do faturamento.

📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale

Essa medida beneficia cerca de 99% dos produtores rurais catarinenses que ainda utilizam a nota física. Agora, aproximadamente 20 mil produtores só precisarão migrar para a versão eletrônica em 2025, em vez do prazo anterior de 1º de maio. Outros cerca de 70 mil produtores já utilizam regularmente a NFP-e em Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM

A Secretaria de Estado da Fazenda anunciou que o Governo de Santa Catarina emitirá um novo decreto para formalizar essa decisão, portanto, sem penalizar os produtores que ainda utilizam a nota de papel até a publicação da nova regra.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, a mudança trará mais agilidade e eficiência fiscal, além de dispensar o deslocamento dos produtores até a Prefeitura para buscar ou entregar os talões de papel e carbono.

Grupo de trabalho vai auxiliar na transição para Nota Fiscal de Produtor Eletrônica

Para auxiliar na transição para a nota eletrônica, foi formado um grupo de trabalho envolvendo as secretarias de Estado da Fazenda e da Agricultura, além de entidades representativas. O Senar também oferece treinamentos desde 2016 para capacitar os produtores a emitirem o documento fiscal de acordo com as normas estaduais.

Por fim, o aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF), disponibilizado pela Secretaria de Estado da Fazenda, atende à maioria das operações exigidas na NFP-e. Ele está disponível para download no Google Play e na App Store.

  • WhatsApp Image 2024-05-10 at 17.11.16 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store