Micro e pequenas lideram abertura de empresas em SC, aponta Fiesc
Segmento representou 96% dos novos negócios registrados no estado em 2023, segundo dados da Jucesc

As micro e pequenas empresas (MPEs) respondem por 96% das 123.465 novas empresas abertas em Santa Catarina ao longo de 2023. A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) forneceu os dados apresentados durante reunião da Câmara da Micro e Pequena Indústria da Fiesc.
? Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O gerente de projetos em negócios de desenvolvimento industrial da Federação das Indústrias (Fiesc), Marcelo Masera de Albuquerque, conduziu a apresentação dos números. Segundo ele, os dados confirmam a relevância das MPEs na movimentação da economia catarinense.
Crescimento econômico e baixo desemprego impulsionam setor de micro e pequenas empresas em SC
Conforme o presidente da Câmara, Célio Bayer, mesmo diante de um cenário nacional desafiador, o ambiente econômico em Santa Catarina continua favorável.
A criação de novas empresas no segmento permanece positiva, impulsionada pela combinação entre o crescimento econômico estadual e o baixo índice de desemprego
afirmou.
Ele destacou ainda que as micro e pequenas respondem por 98% das empresas industriais do estado e por quase metade dos empregos formais na indústria catarinense.
São fundamentais para a geração de trabalho e renda
completou.
Linhas de crédito e programas de produtividade foram apresentados para micro em pequenas empresas em SC
Durante a reunião, o gerente de financiamentos da Secretaria de Estado da Tecnologia e Inovação, Luiz Maranzatto, apresentou as principais linhas de crédito disponíveis para as MPEs. Entre elas, o Pronampe Santa Catarina, operado pelo Badesc e BRDE, que oferece condições diferenciadas para pequenos negócios.
Além disso, os participantes conheceram os resultados do Programa Brasil Mais Produtivo. A iniciativa busca aumentar a competitividade e promover a transformação digital de micro, pequenas e médias indústrias. O gerente de canais de venda e relacionamento da FIESC, Robson Marcus Wanka, destacou que as empresas que aderiram ao programa em 2023 elevaram, em média, sua produtividade em mais de 50%.
O Ministério da Indústria e Comércio coordena o programa, enquanto o Senai e o Sebrae conduzem as consultorias técnicas.
Empresariado cobra ampliação do Simples Nacional
A pauta também incluiu a defesa da ampliação do teto do Simples Estadual e do Simples Nacional, um pleito antigo do setor produtivo de Santa Catarina. A proposta, por fim, vem sendo articulada em diversas frentes, com o apoio do Conselho das Federações Empresariais de SC (Cofem).