Mais de 40 mil pulseiras de identificação são distribuídas nas praias

Em conjunto com a Operação Estação Verão, a Polícia Civil de Santa Catarina reforça não apenas seu efetivo nas delegacias do Litoral, mas também lança uma iniciativa preventiva de segurança: a distribuição de mais de 40 mil pulseiras de identificação para crianças nas praias mais movimentadas do estado.
O intuito é conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de identificar as crianças, evitando situações de perda em meio aos banhistas. Equipes de policiais civis, designadas para a Operação Estação Verão, percorrem as praias, orientam as famílias e fornecem pulseirinhas.
Feitas de material à prova d’água, essas pulseirinhas possuem espaço para a identificação da criança, nome do responsável e um número de telefone de emergência.
O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, destaca a ampliação do projeto neste ano para proporcionar mais segurança às crianças e seus familiares. “Nós abordamos as famílias, informamos sobre a atuação da Polícia Civil de Santa Catarina. Fazemos a identificação das crianças com uma pulseira de identificação e damos um distintivo de Policial Mirim. Além disso, também buscamos conscientizar sobre a importância de cuidados básicos, com a segurança de cada cidadão catarinense”, explicou o delegado-geral.
A pulseirinha, idealizada pelo agente de Polícia Renato Carneiro do Amaral em 2010, surgiu da preocupação com pessoas desaparecidas, especialmente crianças em momentos de lazer familiar. Primeiramente, foi implementado no Litoral Norte, o projeto expandiu-se para todas as regiões turísticas do estado devido aos resultados positivos.
Renato, hoje aposentado, emociona-se ao ver a continuidade do projeto pela PCSC. “O que chamava a atenção era que os pais, após colocar a pulseira no braço do filho, prestavam mais atenção na criança, do que quando não tinha a pulseira”, observou Renato.