Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024 Rio do Sul
  • REF1_Unimed AV_Banner_Portal_GCD_BannerDesk (3) (1)

Lagartos-teiú e cuíca são resgatados durante duplicação da BR-470

O resgate é feito pelo serviço de gestão ambiental que acompanha a execução das obras no trecho do Vale do Itajaí


Por Cristiane Faustino Publicado 21/02/2024 às 10h17 Atualizado 27/03/2024 às 11h23
Lagartos-teiú e cuíca são resgatados durante duplicação da BR-470
Foto: DNIT / SC

No início deste mês, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) resgataram uma mãe e um filhote de lagartos-teiú durante o corte de árvores no km 64 da BR-470, em Indaial, no lote 4 da duplicação. Além disso, uma cuíca foi resgatada no km 40 da rodovia, no lote 2, em Gaspar.

As equipes coletam, registram e devolvem os animais, juntamente com algumas espécies de plantas, à natureza em locais próximos com as mesmas características do habitat original. Essa prática visa minimizar e compensar o impacto ambiental da obra de duplicação.

O serviço de gestão ambiental da obra, formado por biólogos e técnicos de meio ambiente, conduz o resgate. Eles garantem a execução dos serviços ambientais, com atenção especial à fauna, flora, mananciais e ruídos. Tanto os lagartos quanto a cuíca são inofensivos aos seres humanos. Eles auxiliam no controle de insetos e pequenos animais, contribuindo para o equilíbrio do ecossistema regional.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store