Justiça condena ex-funcionário público por desviar mais de R$ 300 mil

Um ex-funcionário público foi condenado pela Vara Criminal da comarca de Curitibanos a nove anos, oito meses e 18 dias de reclusão, em regime fechado. O crime de peculato, praticado em 109 ocasiões, resultou na apropriação indevida de mais de R$ 328 mil dos cofres de um pequeno município da região, onde o réu exercia os cargos de secretário de administração, finanças e planejamento, bem como técnico de controle interno. Ele também está obrigado a ressarcir o valor desviado à prefeitura.
De acordo com os autos, os crimes ocorreram entre janeiro de 2019 e setembro de 2022. O acusado e ex-funcionário utilizava as informações do tesoureiro para acessar o sistema e as contas bancárias, subtraindo o dinheiro e obtendo vantagem ilícita. Essas ações eram realizadas nos momentos em que o colega não estava na prefeitura, frequentemente durante o intervalo do almoço ou após o expediente.
Devido aos cargos que ocupava, o homem transitava facilmente pelas salas, possuindo conhecimento dos procedimentos de pagamento a credores, do sistema utilizado e da localização das senhas para acesso. O montante desviado era transferido para contas em seu nome, bem como nas contas de sua esposa e mãe.
Por fim, o acusado admitiu espontaneamente a prática dos crimes. A sentença, que está sob segredo de justiça, é passível de recurso.
Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.