Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de fevereiro de 2024 Rio do Sul
  • ref_a_unimed_AV_banners_INSTITUCIONAL (2)

Justiça autoriza máquina para cirurgia em testemunha de Jeová sem transfusão


Por GCD Publicado 07/02/2024 às 08h22
Justiça autoriza máquina para cirurgia em testemunha de Jeová sem transfusão
Foto: Pixabay

A Vara da Fazenda Pública da comarca de Lages, em procedimento do Juizado Especial da Fazenda Pública, deferiu pedido de tutela de urgência para garantir que o Estado, o município de Lages e o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres disponibilizem uma máquina de recuperação intraoperatória de células, conhecida como Cell Saver. A decisão visa viabilizar o procedimento cirúrgico de hérnia discal em um paciente que frequenta a Igreja Testemunhas de Jeová. Ele se recusa a receber transfusão de sangue por convicção religiosa.

O Cell Saver atua como um sistema de resgate intraoperatório de células, aspirando, lavando, filtrando e devolvendo o sangue para o corpo durante a operação, eliminando a necessidade de transfusão. A ação destaca a urgência devido à iminência do procedimento pelo SUS, evitando que o paciente perca a vez e retorne ao final da fila.

A decisão, emitida na semana passada, ressaltou a regulamentação do uso da máquina pelo SUS. E ainda reconheceu o perigo de prejudicar o paciente ao impedir a utilização do equipamento, resultando na perda da data de agendamento do procedimento.

Receba as notícias em primeira mão. Entre em nossa comunidade do WhatsApp.

  • AmandaFM_PrimeiroLugar_BANNER_728x90 (1)

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store