IMA revela que 78,15% das praias de Santa Catarina estão aptas para banho
Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 70 foram considerados adequados para uso, correspondendo a 80,46%
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apresentou seu relatório de balneabilidade para setembro de 2024. As coletas realizadas em 238 pontos ao longo das praias de SC mostram que 186 estão próprias para banho, resultando em uma taxa de 78,15%.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região do Alto Vale
O IMA analisou 87 pontos em Florianópolis e considerou 70 deles adequados para o uso, ou seja, correspondendo a 80,46%.
O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA abrange 28 municípios e mais de 100 praias e balneários, que se estendem do Sul ao Norte de Santa Catarina. As cidades monitoradas incluem Araranguá, Balneário Camboriú, Florianópolis, e muitas outras, assegurando a qualidade das águas em toda a região.
Transparência e acompanhamento em tempo real
O relatório completo de setembro, contendo todos os detalhes da pesquisa, pode ser acessado neste link. O programa de monitoramento adota um cronograma rigoroso, garantindo transparência e permitindo que a população saiba quando as coletas ocorrem em pontos específicos.
Assim que as análises laboratoriais são concluídas, os resultados são automaticamente atualizados, podendo ser visualizados no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Acesso facilitado aos resultados de coleta
Para acompanhar as informações, os usuários podem clicar nas bandeirinhas dos pontos de interesse no mapa do site, conferindo o status da balneabilidade e a data da última coleta.
Novas frequências de coleta a partir de outubro
A partir de outubro, o IMA intensificará a frequência de monitoramento, realizando coletas semanais em todos os pontos do programa.
Em Balneário Camboriú, as coletas acontecerão três vezes por semana na praia central. Por outro lado, em Florianópolis, haverá monitoramento em 26 pontos na Rota Norte, incluindo Canasvieiras, Ingleses e Jurerê. Outros municípios também receberão coletas com frequências variadas.
Todas as sextas-feiras, o Instituto continuará a divulgar um boletim com o balanço das informações de balneabilidade da semana, garantindo que a população permaneça informada sobre a qualidade das águas.