Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de julho de 2025 Rio do Sul

IBGE divulgará novos dados do Censo 2022


Por Cristiane Faustino Publicado 25/10/2023 às 12h03
IBGE divulgará dados do Censo 2022
Foto: Tânia Rego – Agência Brasil

O IBGE divulgará dados do Censo 2022 nesta sexta-feira, 27. Será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a nova pirâmide etária brasileira, que fornece informações importantes sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas. Também será divulgada a divisão de homens e mulheres. As informações são baseadas em pesquisas do Instituto e fundamentais no planejamento de políticas públicas.

 O Superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, adianta que o número de mulheres é maior do que de homens e que a base da pirâmide etária tem diminuído, pois as pessoas têm tido menos filhos. “Sabemos que de zero a quatro anos, por exemplo, tem diminuído o número de pessoas nessa faixa etária. É claro que eventualmente pode ser que nós não precisemos mais no futuro de tantas creches. Por outro lado, o topo da pirâmide de pessoas acima de 60, 70, 80 anos tem aumentado. Então é provável que daqui a alguns anos nós tenhamos que investir mais em lares para pessoas da terceira idade do que na construção de creches”, conta.

De acordo com o superintendente todos os dados são protegidos por sigilo. “Então, todos esses dados são criptografados. Essas informações prestadas pelo nosso informante não são de maneira nenhuma divulgadas de maneira individualizada. É uma lei nacional que inclusive repercute uma legislação internacional sobre pesquisas populacionais. Assim, a gente reforça que a população sempre responda e corretamente. Com isso, o IBGE consegue fazer um retrato real da população e, portanto, as políticas públicas vão ser muito adequadas à realidade”, finaliza.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Baixar o App na Google Play Baixar o App na App Store